Três carros chegam no segundo semestre e a fábrica em 2026
Se o carro elétrico é uma incógnita para o consumidor, os chineses não têm dúvidas de que a tecnologia é o futuro da mobilidade. E enxergam o Brasil como um player importante nos negócios. A Neta, marca que nasceu há apenas dez anos na China e que já está presente em 35 países, chega ao Brasil para confirmar esse interesse num mercado que cresce em tamanho e em preço (o ticket médio aqui cresceu de R$ 95,8 mil para R$ 143 mil, ou 50% nos últimos cinco anos).
Wilson Sun, responsável pelos negócios globais da Neta, que tem sua matriz em Shangai e três fábricas na China, apresentou nesta terça-feira (28/5/24) a empresa para a imprensa brasileira, mostrou o Neta GT, sem garantir, no entanto, que o modelo será um dos três que serão lançados, todos de uma vez, no segundo semestre deste ano.
Disse que vai concorrer diretamente com as outras chinesas no Brasil e garantiu que vai lançar aqui o que de mais moderno for produzido pela empresa globalmente.
A Neta mantém uma segunda sede, em Hong Kong, voltada para as operações fora do mercado chinês. Está presente nos cinco continentes, com seis subsidiárias e cinco fábricas, mais uma em construção. As próximas fábricas serão no Brasil e no México. A produção no Brasil vai atender os demais países da América Latina.
Nesses dez anos de existência, a Neta lançou sete modelos, todos eletrificados, mantém nove mil funcionários, sendo que poucos estão nas linhas de montagem, totalmente automatizadas; a maioria atua em Pesquisa e Desenvolvimento.
Sem atuação nos mercados maduros, como Europa e Estados Unidos, por preconceito ou imposição de barreiras alfandegárias, a Neta atua em países periféricos, sendo que vai buscar ainda mais mercados, passando dos 35 atuais para pelo menos 50 até o fim deste ano (e 500 pontos de venda). A Tailândia é o maior mercado da marca hoje, onde tem uma fábrica e vendeu 13 mil unidades no ano passado. No total, foram produzidas 400 mil unidades.
No Brasil, a empresa está licenciando a rede de concessionárias, garantindo que estará presente em todos o País, além de investir num centro de Estoque e num centro de Treinamento.
Fonte: AutoInforme