“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Chinesa Neta chega para explorar mercado de elétricos

28/05/2024

Três carros chegam no segundo semestre e a fábrica em 2026

Se o carro elétrico é uma incógnita para o consumidor, os chineses não têm dúvidas de que a tecnologia é o futuro da mobilidade. E enxergam o Brasil como um player importante nos negócios. A Neta, marca que nasceu há apenas dez anos na China e que já está presente em 35 países, chega ao Brasil para confirmar esse interesse num mercado que cresce em tamanho e em preço (o ticket médio aqui cresceu de R$ 95,8 mil para R$ 143 mil, ou 50% nos últimos cinco anos).

Wilson Sun, responsável pelos negócios globais da Neta, que tem sua matriz em Shangai e três fábricas na China, apresentou nesta terça-feira (28/5/24) a empresa para a imprensa brasileira, mostrou o Neta GT, sem garantir, no entanto, que o modelo será um dos três que serão lançados, todos de uma vez, no segundo semestre deste ano.

Interior do NETA GT

Disse que vai concorrer diretamente com as outras chinesas no Brasil e garantiu que vai lançar aqui o que de mais moderno for produzido pela empresa globalmente.

A Neta mantém uma segunda sede, em Hong Kong, voltada para as operações fora do mercado chinês. Está presente nos cinco continentes, com seis subsidiárias e cinco fábricas, mais uma em construção. As próximas fábricas serão no Brasil e no México. A produção no Brasil vai atender os demais países da América Latina.

NETA X

Nesses dez anos de existência, a Neta lançou sete modelos, todos eletrificados, mantém nove mil funcionários, sendo que poucos estão nas linhas de montagem, totalmente automatizadas; a maioria atua em Pesquisa e Desenvolvimento.

Sem atuação nos mercados maduros, como Europa e Estados Unidos, por preconceito ou imposição de barreiras alfandegárias, a Neta atua em países periféricos, sendo que vai buscar ainda mais mercados, passando dos 35 atuais para pelo menos 50 até o fim deste ano (e 500 pontos de venda). A Tailândia é o maior mercado da marca hoje, onde tem uma fábrica e vendeu 13 mil unidades no ano passado. No total, foram produzidas 400 mil unidades.

NETA L

No Brasil, a empresa está licenciando a rede de concessionárias, garantindo que estará presente em todos o País, além de investir num centro de Estoque e num centro de Treinamento.

Fonte: AutoInforme

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