“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

China consolida liderança na venda de carros elétricos

Relatório do ICCT mostra que montadoras chinesas impulsionam avanço de tecnologias

20/06/2025

A China consolida uma liderança significativa no mercado global de carros elétricos, com a BYD à frente da Tesla em vendas pela primeira vez. É o que aponta o 3º relatório Global Automaker Racing, do International Council on Clean Transportation (ICCT).

De acordo com o estudo, a China tem 11 milhões de veículos elétricos vendidos por ano, o que representa mais da metade das vendas globais deste segmento.

Em 2024, pela primeira vez, a BYD superou a Tesla nas vendas globais de veículos elétricos a bateria (BEVs), com crescimento de 25% em relação ao ano anterior. Nas vendas somadas de BEVs e híbridos plug-in (PHEVs), o aumento foi de 47%.

Nos últimos anos, as montadoras chinesas aproveitaram o mercado interno para ganhar escala e impulsionar o avanço de novas tecnologias, e agora estão conquistam o mercado internacional, afirma o relatório da ICCT.

Prova que isso deu certo é que as montadoras chinesas ocupam cinco das seis primeiras posições em venda de carros zero emissão no mundo. Empresas como a Geely e a SAIC já alcançaram a meta de 50% de participação nas vendas de veículos elétricos, um ano antes do previsto.

“À medida que as montadoras chinesas expandem sua atuação global, as demais fabricantes enfrentam uma pressão urgente para acelerar suas próprias transições ou correr o risco de perder competitividade,” afirmou o presidente e CEO do ICCT, Drew Kodjak.

Montadoras chinesas impulsionam avanço tecnológico

O relatório mostra aponta ainda a evolução das tecnologias automotivas, com maior destaque para as montadoras chinesas. Empresas como empresas Geely, Changan e Chery apresentaram melhorias significativas com novas linhas de carros elétricos de alta performance.

Por outro lado, as montadoras dos EUA e da Europa, enfrentam o desafio duplo de recuperar o atraso tecnológico enquanto lidam com ambientes regulatórios incertos. Ainda assim, a GM e a Honda deram passos importantes ao lançar modelos de carros em segmentos que antes tinham pouca presença.

“Nosso estudo revelou uma melhoria generalizada no desempenho tecnológico dos BEVs em toda a indústria,” afirmou a líder global de veículos de passageiros do ICCT, Zifei Yang.

“A grande maioria das montadoras apresentou avanços no consumo de energia, velocidade de recarga e autonomia dos BEVs vendidos.”

Montadoras reduzem emissões nas fábricas

O relatório do ICCT aborda ainda os esforços das montadoras para reduzir as emissões nas fábricas de veículos elétricos ou de energia limpa. O novo indicador “aço verde” avalia esses esforços relacionados ao aço, que representa a maior parte das emissões na fabricação de veículos.

Nesse sentido, Mercedes-Benz, BMW e Volkswagen se destacaram pelo maior compromisso com o uso de energia renovável nas fábricas e na adoção de aço verde na produção.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?