A Chevrolet tem mais de 250 mil carros conectados ativos rodando no Brasil. Este número deve dobrar até o fim de 2023 com a expansão da oferta do sistema OnStar para todo portifólio, presente hoje desde o Onix até o elétrico Bolt EUV, passando também pelas picapes, como a Nova Montana. “O sistema OnStar passa a equipar mais de 85% dos veículos da Chevrolet, ante 35% anteriormente. Este é o maior salto em conectividade que uma empresa de grande volume promove no país, em linha com nosso propósito de massificar a tecnologia que mais ganha relevância do consumidor”, afirma Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM da América do Sul. Lançado em 2015 no país, o OnStar transforma a experiência do usuário com inúmeros serviços de segurança, diagnósticos e telemetria. A tecnologia permite ainda comandar funções do automóvel à distância por meio de um aplicativo para smartphone, realizar atualizações de sistemas eletrônicos do carro de forma remota e ainda oferece auxílio na recuperação em caso de roubo do veículo, por exemplo.
Outro serviço muito valorizado nos carros conectados da Chevrolet é o Wi-Fi nativo, que se diferencia pela antena amplificada com sinal de internet até 12 vezes mais estável e capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos. O OnStar está há mais de 20 anos no mercado internacional, so – mando atualmente mais de 16 milhões de assinantes pelo mundo. O OnStar está preparando o lançamento de um serviço de telemática para empresas e administradores de frotas, que permitirá a eles coletar informações de seus veículos de forma remota. Dados como velocidade média e instantânea, distância percorrida, localização, consumo de combustível e tempos de parada são alguns dos índices que o sistema poderá sintonizar, para que tenham melhores condições de otimizar custos e processos junto com seus colaboradores. Este serviço chegará para somar ao leque de funcionalidades já ofertados pelo OnStar:
• Em caso de acidente, o veículo é capaz de enviar um alerta automático à central de atendimento para que um profissional entre em contato e verifique a situação e possa solicitar auxílio, se necessário. Se a vítima a bordo não atender ao chamado, órgãos públicos de emergência serão acionados;
• Em situações de roubo ou furto do veículo, a central de atendi – mento acionará a função de monitoramento para acompanhar o deslocamento do automóvel para informar as autoridades. Ela pode também providenciar remotamente o bloqueio do motor;
• Já em caso de pane seca ou qualquer problema com o veícu – lo, o OnStar pode providenciar a devida assistência do serviço Road Assistance da Chevrolet;
• Há também o diagnostico sob demanda, funcionalidade que per – mite detectar e alertar sobre possíveis condições irregulares nos principais sistemas do veículo, como motor, transmissão, airbag, freios ABS, controle de emissões e sistema de controle de tração.
• Wi-Fi nativo com antena amplificada e sinal de internet até 12 vezes mais estável com capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos;
• Aplicativo my Chevrolet para smartphone e smartwatch que permite comandar funções do carro a distância, fazer diag – nósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada. Conheça as principais interações que podem ser feitas pelo app:
• Ligar e desligar o motor do carro remotamente para pré-climatização da cabine;
• Travamento e destravamento remoto das portas;
• Localização do veículo podendo compartilhar a localização com outras pessoas;
• Acionamento remoto de luzes e buzina;
• Ferramenta que utiliza dados de condução do cliente para dar dicas de como reduzir o desgaste do veículo e o consumo de combustível, por exemplo;
• Diagnóstico com informações a respeito da autonomia, ciclo de vida do óleo, consumo de combustível e odômetro;
• Para carros elétricos, o app tem três funcionalidades exclusivas: autonomia do automóvel, nível da carga das baterias e localização de pontos para a recarga.
• Como parte da estratégia de ampliação da oferta de conectividade, os veículos da Chevrolet contam com um período estendido de gratuidade para experimentação dos planos OnStar, garantindo que o cliente da marca possa conhecer e usufruir da tecnologia.
Fonte: Novo Varejo