A Dana, referência global em sistemas de transmissão, anuncia a certificação oficial dos profissionais que atuam na rede de oficinas Garagem Spicer, pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), marcando a fase do projeto voltado ao fortalecimento técnico, operacional e comercial das oficinas especializadas em eixos cardan. A iniciativa reafirma o compromisso da marca com o desenvolvimento sustentável do aftermarket automotivo no Brasil.
O projeto Garagem Spicer foi criado para reconhecer oficinas parceiras que já demonstram excelência em atendimento e serviços especializados. Com a certificação dos profissionais das Oficinas Garagem Spicer promovida pelo IQA, essas unidades ganham um novo selo de qualidade que garante ainda mais confiança ao consumidor e padroniza processos, reforçando boas práticas e estimulando o crescimento técnico e estrutural das oficinas credenciadas.
A adesão dos técnicos da rede pode ser solicitada pelo site www.universodana.com.br. O processo completo de certificação dos mecânicos envolve prova online, composta por cerca de 30 questões técnicas relacionadas ao escopo, tem duração de até duas horas e para obter a certificação, o candidato deve alcançar nota mínima de 8,0. O profissional permanece certificado por 3 anos, quando, então deve passar por uma reavaliação.
Além do reconhecimento técnico, as oficinas Garagem Spicer certificadas passam a contar com identidade visual padronizada, suporte comercial contínuo, acesso a treinamentos e ações promocionais exclusivas. A iniciativa reforça a atuação estratégica da Dana como parceira das oficinas na geração de valor e novas oportunidades de negócios.
Outro pilar fundamental da rede é o fornecimento de peças genuínas Dana, como Spicer e Victor Reinz, com exigência de estoques mínimos que asseguram agilidade nos serviços e integridade técnica das aplicações realizadas. Isso contribui para elevar ainda mais a confiança dos clientes finais e distribuidores.
A certificação dos mecânicos por parte do IQA também potencializa a visibilidade das oficinas junto ao mercado, já que oficina com equipe comprovadamente capacitada, agrega valor à marca Garagem Spicer e posicionando os profissionais certificados como especialistas de referência. O processo não impõe burocracias desnecessárias, mas oferece um caminho estruturado para evolução constante.
A Dana destaca que o foco do projeto é ampliar a rede de oficinas qualificadas e seus respectivos times em todo o Brasil, valorizando competências técnicas já existentes e impulsionando o protagonismo dos reparadores independentes. A certificação IQA chega como mais uma ferramenta estratégica para quem busca excelência e crescimento sustentável no setor.
Com essa nova fase, a Garagem Spicer se consolida como um modelo de parceria entre indústria, órgão certificador e oficinas, com base em confiança, conhecimento técnico e visão de futuro. A Dana e o IQA reafirmam, juntos, seu papel de agentes transformadores no desenvolvimento da reposição automotiva brasileira.
Se é Dana, então manda
A Dana é líder de mercado no fornecimento de sistemas tradicionais e eletrificados para veículos comerciais médios e pesados que ajudam clientes do mercado de reposição a obter o melhor peso, desempenho e eficiência, assim como o menor custo de propriedade, independentemente da configuração do conjunto de transmissão. Desenvolve, fabrica e distribui produtos no mercado de reposição combinando uma rede global de 18 Centros de Distribuição com 145 grandes operações de manufatura, prestando serviço e suporte especializados, uma rede de serviço mundial com milhares de profissionais locais, que atendem as demandas de produtos de reposição para automóveis, caminhões leves e pesados, ônibus e equipamentos fora-de-estrada.
Sobre a Dana
Dana é líder no projeto e fabricação de soluções de propulsão e gerenciamento de energia altamente eficientes que alimentam veículos e máquinas em todos os mercados de mobilidade em todo o mundo. A empresa ajuda a moldar o progresso sustentável através das suas soluções de energia limpa e convencionais que apoiam praticamente todos os fabricantes de veículos mundiais com sistemas de transmissão e movimento; tecnologias eletrodinâmicas, incluindo software e controles; e soluções térmicas, de vedação e digitais.
Com sede em Maumee, Ohio, nos EUA, a empresa reportou vendas de 10,3 bilhões de dólares em 2024, com 39.600 pessoas em 30 países em seis continentes. Com uma história iniciada em 1904, a Dana foi nomeada entre as “Empresas Mais Éticas do Mundo” em 2024 pela Ethisphere e como uma das “Empresas Mais Responsáveis da América do Norte em 2023” pela Newsweek. A empresa é impulsionada por uma cultura de alto desempenho que se concentra em valorizar uns aos outros, inspirar a inovação, crescer com responsabilidade e vencer juntos, ganhando reconhecimento global como um empregador de primeira linha.
Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há 78 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP).
No mercado da reposição tem uma história de 78 anos de investimentos no Brasil, com produtos que são sinônimos de qualidade e tradição através das marcas Spicer, Victor Reinz e Albarus. Saiba mais em www.dana.com.br/aftermarket.