“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

CEO global da Ford fala sobre a revolução dos carros definidos por software

Executivo também comenta a pressão competitiva das montadoras chinesas, em especial a BYD, e como isso influenciou decisões estratégicas da Ford

02/12/2025

Em uma entrevista exclusiva ao No Lucro, Jim Farley, CEO global da Ford e um dos nomes mais influentes da indústria automotiva mundial, detalha por que vê o atual momento como o mais transformador da história do setor. O executivo analisa o avanço dos veículos definidos por software, a disputa tecnológica entre montadoras e os caminhos da eletrificação que devem moldar o futuro da mobilidade.

Farley afirma que a indústria vive uma ruptura inédita. “Temos veículos definidos por software, pela primeira vez. Nossos arquitetos elétricos podem criar um software que transforma um veículo num dispositivo digital comum. Ele tira fotos, mas também existe um risco social e geográfico de uma máquina inteligente que trafega por aí. Então, a política dos carros está prestes a mudar completamente, porque ela é definida por software.”

O executivo também destaca que a transição ambiental exige uma visão mais ampla do que o mercado imaginava no início da eletrificação. “Pensávamos que seria só de híbridos ou totalmente elétricos, mas agora vemos tantas soluções individuais e parciais. E, claro, é um produto emocional. Gosto de dizer que não vendemos xampu, mas um produto de forte apelo emocional.”

Na conversa com o apresentador Phelipe Siani, Farley comenta a pressão competitiva das montadoras chinesas, em especial a BYD, e como isso influenciou decisões estratégicas da Ford. “A BYD trabalha há 20 anos em carros 100% elétricos. Eles são inteligentes, focados e atuam globalmente. E eles querem nosso mercado. A única maneira de enfrentá-los é fazer do nosso jeito. Para competirmos no mercado dos EUA, criamos um grupo de trabalho na Califórnia para formar e testar as pessoas.”

O CEO reforça que a reinvenção da Ford passa pela capacidade de direcionar recursos de forma estratégica. “Meu trabalho é alocar capital, talento e capital para fazer as escolhas certas, para reinventar a empresa.” Ele lembra que a força da marca está em seu legado e em sua especialização. “Estamos no mercado há 125 anos e somos a única montadora que nunca faliu. Nós fazemos caminhões, veículos comerciais e produtos de apelo emocional. Podemos envolver software e serviços nisso, mas esse é o básico do nosso negócio.”

Crítico à complacência, Farley diz que o desconforto é parte essencial da evolução. “Aprendi que, sempre que você se sentir confortável, é melhor dar uma olhada para trás.” Ele também fala sobre a dualidade da percepção pública sobre a marca. “A Ford é estranha, porque as pessoas pensam em veículos baratos como o Modelo T ou um Ka, mas também não temos problemas em vender um supercarro.”

O episódio com Jim Farley vai ao ar no YouTube nesta terça-feira, 2 de dezembro. Na TV, a edição completa, com 47 minutos, será exibida no sábado, às 23h30, na CNN Brasil.

  • Serviço
    • No Lucro
    • Onde: YouTube do CNN Pop (@cnnpop) e CNN Brasil

Com linguagem descontraída e foco em empreendedorismo, o videocast No Lucro recebe convidados referência em suas áreas de atuação, que compartilham suas trajetórias profissionais e discutem como novas tecnologias e a inovação contribuem para o sucesso dos negócios. A proposta do programa apresentado por Phelipe Siani é tratar o assunto de forma acessível e inspiradora.

SOBRE A CNN BRASIL

No país desde março de 2020, a CNN Brasil atinge mais de 80 milhões de pessoas por mês com a cobertura jornalística multiplataforma mais completa do Brasil. Disponível em TV por assinatura, banda kU, streaming (Claro, Amazon Prime, Vivo Play, Samsung TV Plus e LG) e YouTube, a CNN Brasil também oferece seu conteúdo via portal, apps, redes sociais e podcasts. Com um time que reúne alguns dos mais renomados jornalistas e analistas do país em suas respectivas áreas, a multiplataforma endossa o compromisso de levar as notícias mais importantes do Brasil e do mundo ao alcance do espectador ou leitor, na forma e no momento que mais lhe for conveniente, contemplando informações sobre política, economia, meio ambiente, assuntos internacionais, tecnologia, cultura e esportes. Desde o início de 2024, a marca estende sua credibilidade ao CNN Talks, unidade que hoje se notabiliza pelo êxito em unir líderes dos setores público e privado em debates sobre os temas mais relevantes para o desenvolvimento do país.

Informes