A ceia de Natal de 2023 será mais barata para as famílias da Grande São Paulo. A inflação de alimentos geralmente consumidos nessa época do ano, como cortes bovinos e aves, foi menor do que a elevação geral dos preços da economia da região ao longo do ano: enquanto a cesta subiu 1,8%, os produtos em geral ficaram 5,7% mais caros no mesmo período, segundo levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Mais do que isso, os presentes de Natal estão quase no mesmo patamar de 2022, registrando queda tímida de 0,26% entre dezembro do ano passado e novembro de 2023. Isso significa que os consumidores paulistanos devem encontrar preços mais atrativos para as compras [tabela 1].

No caso da ceia de Natal, o resultado deste ano foi puxado pela retração nos preços de cinco ingredientes principais: cebola (-14,7%), leite longa vida (-12,2%), cortes bovinos (-9,3%) batata-inglesa (-7,8%) e frango inteiro (-3,4%). Na contramão, itens como leite em pó (2%) e pescados (3,2%) registraram variações positivas entre dezembro de 2022 e novembro, ainda que abaixo da inflação média do último mês.
Já entre os presentes, a redução mais expressiva foi vista nos televisores, que caíram 13,1% no período analisado. Roupas de cama, também bastante presenteadas no Natal, retraíram 2,4%.
Fonte: FecomercioSP