Há muitas vantagens para o seu negócio ao adotar o cashback. Segundo uma pesquisa publicada, no início deste ano, pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), os consumidores valorizam, cada vez mais, este tipo de programa de recompensa.
O cashback consiste em devolver parte do dinheiro ao cliente que adquire um produto ou serviço. Criado nos Estados Unidos, o benefício se popularizou no Brasil na década passada, em conjunto com o comércio eletrônico, já que este modelo era comum em empresas do setor. Posteriormente, expandiu-se para o varejo físico e para o setor de serviços.
Os programas de cashback funcionam a partir de uma empresa intermediária, que conecta as lojas aos consumidores e cobra uma comissão por isso. Normalmente, o consumidor acessa a plataforma intermediária, realiza um cadastro e pesquisa as marcas que oferecem o benefício.
Como contrapartida, as empresas conseguem acesso a uma nova e ampla base de clientes e mais visibilidade e fortalecimento da marca, além de aumento nas vendas – e, ainda, têm em mãos um fator importante para fidelização.
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Apesar de todos os benefícios, alguns cuidados precisam ser tomados para que você não tenha prejuízo com as vendas, como treinar os funcionários e preparar os canais de atendimento para atender corretamente os clientes quanto ao benefício, o que é fundamental na hora de evitar danos na imagem do negócio. Também é essencial saber como calcular corretamente a margem de devolução, para não afetar o caixa.
Para ajudar o(a) empreendedor(a) a pôr o modelo em prática, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborou um material com os procedimentos para implementação do cashback no seu estabelecimento, incluindo dicas para evitar erros quanto à margem de lucro. O e-book também apresenta as principais plataformas intermediárias disponíveis. Acesse aqui.
Fonte: FecomercioSP