A Volvo Cars apresentou seu novo carro elétrico com promessa de autonomia extensa e recarga otimizada. O ES90, que já está confirmado para o Brasil, é equipado com baterias de alta capacidade e promete autonomia de até 700 km.
Mesmo pelo otimista ciclo europeu WLTP, o alcance do carro elétrico da Volvo impressiona. E, segundo a marca sueca, é garantido pelas baterias de 106 kWh e pela tecnologia de 800 volts – o dobro dos outros modelos movidos a eletricidade da empresa.
Novo carro elétrico da Volvo tem ótimo tempo de recarga

Desta forma, o sistema pode fornecer mais potência (em kW) e alcance com a mesma corrente que um sistema de 400 volts, e sem aquecer tanto a bateria. O que otimiza a recarga e não prejudica a durabilidade dos motores elétricos.
Assim, em estações de recarga rápida (com potência de 350 kW), o Volvo ES90 poderia conseguir até 300 km de autonomia em apenas 10 minutos na tomada. Mais uma vez pelos padrões WLTP.
A Volvo não deu muitos outros detalhes técnicos sobre seu novo carro elétrico. O que se saber é que o porta-malas recebe 424 litros, aquele tempo de recarga de 10% a 80% da bateria pode ser feito em 20 minutos, o teto panorâmico de vidro tem proteção UV de 99% e as rodas têm aros de 20” a 22”.
Mas a fabricante faz questão de frisar que a construção do sedã com jeito de crossover usa materiais sustentáveis. De acordo com a montadora, 29% de todo o alumínio e 18% de todo o aço utilizado no sedã são reciclados.
Além disso, o ES90 usa 16% de polímeros reciclados e materiais de base biológica e os insumos para fazer as baterias (lítio, cobalto, níquel e grafite) são rastreados.
Quando o Volvo ES90 chega ao Brasil

O ES90 chega ao mercado europeu este ano e já está confirmado para o segundo semestre de 2026 no Brasil.
“As inovações presentes no ES90, que deve chegar ao mercado nacional no ano que vem, prometem combater dois pontos cruciais na decisão de compra por um carro 100% elétrico: autonomia e tempo de carregamento”, enaltece Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
Porém, pelos padrões do ciclo do Inmetro, a autonomia do novo carro elétrico da Volvo deve ficar na casa dos 500 km.
“Sabemos que as medições do Inmetro são mais severas que as do ciclo WLTP, mas estou empolgado com o futuro dos nossos produtos com estas novas tecnologias”, completa o executivo.
Fonte: Automotive Business