A Caoa Chery lançou na quinta-feira, 17, o Tiggo 5X Pro. Além do visual atualizado, a segunda reestilização realizada no modelo em menos de dois anos traz um interior mais moderno e algumas novidades na lista de equipamentos.
O preço sugerido de lançamento é de R$ 154.990 e a marca garante que o carro já está disponível a pronta-entrega na rede de concessionárias.
No design, o SUV compacto se inspira no Tiggo 8, que trouxe uma nova identidade visual à gama. A frente traz novos faróis e uma grade dianteira com estilo tridimensional inspirada nos traços de um diamante.
Pequenas mudanças foram feitas nas laterais, que ganharam um novo aplique plástico nas colunas “C”, além de nova rodas de liga leve de 18 polegadas. Atrás, os designers fizeram leves alterações no desenho do aerofólio, tampa traseira e no para-choque.
Interior evoluído
A cabine traz mudanças bem importantes. Em vez do estilo espartano do modelo anterior, o Tiggo 5X Pro ganhou um interior mais sofisticado e com evoluções no acabamento. Os plásticos são de qualidade superior e alguns apliques imitando aço escovado.
O interior conta com duas telas: a do painel digital tem 7 polegadas e a da central multimídia possui 10,2 polegadas, sendo bem mais vistosa do que a antiga tela de 9 polegadas.
No console central, destaque para os comandos de ar-condicionado, que são táteis como no Arrizo 6 Pro. Já a manopla do câmbio é do tipo joystick, com engates realizados por meio de leves toques na pequena alavanca.
Mudanças na motorização
O motor 1.5 turboflex passou por algumas mudanças para se adequar ao Proconve L7, incluindo a adoção de uma nova turbina e de uma nova válvula termostática.
A marca diz que os números de desempenho tiveram melhoria de até 5%, embora a potência tenha se mantido nos 150 cv quando abastecido com etanol e 147 cv se o combustível for a gasolina. O torque máximo é de 21,4 kgfm, disponíveis já a partir das 1.750 rpm. Já a transmissão é do tipo CVT simulando nove marchas, que aposenta a antiga caixa automatizada de dupla embreagem de seis velocidades.
Pacote de equipamentos é bom
A lista de itens de série do Tiggo 5X Pro inclui itens como 6 airbags, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampas, câmera de ré com imagens em alta definição e visão em 360 graus, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, controle de velocidade em descidas, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, retrovisores com rebatimento elétrico e teto solar panorâmico com acionamento elétrico.
Embora ofereça piloto automático, o Tiggo 5X Pro não traz a função adaptativa presente em alguns de seus concorrentes. Falando nisso, o SUV também dispensa outras assistências de condução (compilados em um pacote chamado de “ADAS”, “sigla para sistemas avançados de assistência de condução”), como alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência.
“Preferimos atrasar um pouco o lançamento do ADAS para priorizar a segurança, uma vez que as estradas brasileiras possuem algumas peculiaridades. Então nossa decisão foi por realizar um desenvolvimento mais detalhado antes de disponibilizar essas tecnologias no mercado”, disse Leonardo Lukacs, diretor de engenharia da empresa.
Expectativa é de manter vendas
Marcio Alfonso, vice-Presidente da Caoa Montadora, admitiu que o ano começou ‘aquém do esperado’, mas a empresa mantém a expectativa de vender 60 mil veículos em 2022.
O executivo sustenta sua projeção na combinação da expansão da rede de concessionárias (cuja meta é de chegar a 140 pontos de venda até o fim do ano) com o lançamento de novos produtos.
Quanto ao Tiggo 5X Pro, a Caoa Chery aponta Volkswagen T-Cross e Nissan Kicks como principais rivais, mas também mira nas versões mais baratas de Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
A fabricante assegurou que a rede de concessionárias já conta com veículos a pronta-entrega. Segundo Henrique Sampaio, gerente de marketing e vendas da Caoa Chery, a expectativa da empresa é de vender “de 1.000 a 1.500 unidades” por mês.
Fonte: Automotive Business