“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Caoa Chery deve usar Tiggo 5X Pro híbrido para ajuda com metas do Rota 2030

22/02/2022

Recém-lançado, Tiggo 5X Pro deve ganhar versão híbrida ainda neste ano

Tiggo 5X Pro acaba de chegar ao mercado brasileiro, mas a Caoa Chery já traça planos mais ambiciosos para o SUV. Isso porque a versão híbrida não só está no cronograma como foi confirmada pela própria empresa na apresentação realizada na última quinta-feira, 17.

A estreia, aliás, pode acontecer ainda em 2022, muito por causa da legislação brasileira. “Atender aos novos requisitos sem algum tipo de ‘hibridização’ é muito difícil”, admitiu Leonardo Lukacs, diretor de engenharia da Caoa.

O executivo se referiu às metas de redução de poluentes e melhoria de eficiência energética estabelecidas pelo Rota 2030. O programa instituído pelo governo federal determina prazos para que as fabricantes cumpram os objetivos estipulados, sob a pena de pagarem uma multa sobre cada veículo vendido.

Câmbio exclusivo para híbridos

Transmissão DHT foi concebida para uso exclusivo em carros híbridos

Independentemente do motivo para seu lançamento no país, a estreia do Tiggo 5X Pro híbrido representaria um salto de tecnologia nos produtos da marca.

Além de ser o primeiro produto da marca com motorização híbrida no país, o SUV estrearia tecnologias inéditas na Caoa Chery, como a propulsão por três motores (sendo um a combustão e dois elétricos) e a transmissão do tipo DHT.

Embora ainda não tenha sido lançada, a fabricante já divulgou algumas das características da nova caixa. Projetada exclusivamente para veículos híbridos, ela tem partes móveis que aproveitam a energia de um dos motores elétricos, algo que a maioria dos carros híbridos atuais não faz.

A transmissão tem 9 marchas e nada menos do que 11 modos de condução, que são selecionados automaticamente de acordo com cada condição.

Consumo e desempenho impressionam

Nova tecnologia resulta em números surreais de autonomia

Esses modos atuam de forma direta no funcionamento de cada um dos motores. Ou seja, o sistema seria capaz de priorizar o uso do motor a combustão na estrada ao mesmo tempo em que “convoca” um dos motores elétricos para manter o Tiggo 5X Pro em uma rotação ideal para economizar o máximo de combustível possível.

A Chery já divulgou que existem modos voltados para baixa, média e alta velocidade, bem como para a realização de ultrapassagens e até um voltado para viagens em paisagens montanhosas.

Na prática, isso resulta em números surreais de autonomia, que poderia chegar facilmente aos 1.000 quilômetros.

Outra vantagem do novo sistema (esta mais óbvia) estaria nos números de desempenho, aponta a marca. A fabricante estima que o Tiggo 5X Pro híbrido precisaria de menos de 5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. 

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?