Caminhões: VW abre vantagem sobre Mercedes e Volvo cresce

Emplacamentos do primeiro semestre também mostram ascensões de Iveco, DAF e JAC (Por Vitor Matsubara)
Caminhões: VW abre vantagem sobre Mercedes e Volvo cresce
Extrapesado Meteor é um dos responsáveis pelos bons resultados da VWCO

O setor de caminhões não amarga resultados tão ruins quanto o de automóveis de passeio e comerciais leves, que teve queda de 15,4% no primeiro semestre de 2022. Mesmo assim, os números ainda não atingiram o patamar de 2021. Segundo o ranking de emplacamentos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as fabricantes licenciaram 57.310 unidades no primeiro semestre.

Com isso, houve queda de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o setor de caminhões registrou 58.017 unidades entre janeiro e junho de 2021. Mas quem se destacou neste cenário?

VW supera Mercedes nos caminhões

De lá para cá, a maior novidade na participação de mercado foi a troca de liderança. Antes soberana no topo com 30,6% das vendas, a Mercedes-Benz perdeu quase três pontos percentuais no mix e hoje é responsável por 27,2% das vendas do setor.

Melhor para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que ganhou pouco mais de um ponto percentual. Ao final dos seis primeiros meses do ano, a empresa detém 29,6% de participação.

Presença forte em vários segmentos

Linha Delivery conquistou bons resultados em vários segmentos no semestre

O resultado consolidou a liderança reconquistada ainda em 2021, quando a VW voltou ao topo pela primeira vez desde 2015. De fato, a empresa comandada por Roberto Cortes teve motivos para celebrar no ano passado.

Parte desse feito aconteceu por conta da boa aceitação do Meteor. O primeiro caminhão extrapesado lançado pela VWCO fechou o ano passado com 3.967 emplacamentos. Neste ano, o modelo já acumula 1.974 unidades licenciadas, somando os resultados das configurações 28.460 e 29.520.

A fabricante também exibe bons resultados em outras categorias. Fez uma “dobradinha” no segmento de médios com os modelos Delivery 11.180, que puxa os emplacamentos com 2.923 unidades no semestre, seguido pelo Constellation 14.190, com 680 unidades.


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Na categoria de semipesados, os Constellation 24.260 e 24.260 estão na segunda e terceira posições, respectivamente. A soma dos emplacamentos da dupla resulta em 2.799 unidades licenciadas.

Quem também vendeu bem foi o Delivery Express, que emplacou 326 unidades em vendas diretas no primeiro semestre. Até o elétrico E-Delivery, que custa bem mais, já aparece no ranking, com 123 emplacamentos no período.

Vice na cola

Accelo ajuda a manter Mercedes-Benz na segunda posição em 2022

Apesar de ter perdido a liderança que ocupava desde 2016, a Mercedes-Benz não ficou muito atrás da rival VWCO. Pelo contrário: no fim de 2021, apenas 302 unidades separaram as duas empresas.

A distância só aumentou mesmo neste ano e chegou a 1.370 unidades no primeiro semestre de 2022. Os números podem ser explicados pela falta de lançamentos, já que, enquanto a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou o supracitado Meteor, a marca da estrela de três pontas não teve nenhuma grande estreia desde o ano passado – além das paralisações frequentes nas suas fábricas devido à falta de componentes.

No primeiro semestre deste ano, o Accelo 1016 lidera a categoria de leves com 1.755 unidades, seguido de perto pelo VW Delivery 9.170 e suas 1.511 unidades. A empresa também está bem posicionada nos segmentos de semipesados com a linha Atego e nos pesados com o Actros 2651.

Volvo foi a que cresceu mais

FH 540 é o campeão de vendas da Volvo – e o caminhão mais vendido do país

Mesmo longe da briga pelo topo, a terceira colocada Volvo sorri de orelha a orelha. Isso porque a empresa ganhou mais de três pontos percentuais (3,4%, para ser mais exato) em participação de mercado no primeiro semestre de 2022. 

A ‘culpa’ pode ser atribuída ao FH 540. Em 2021, o caminhão foi líder de vendas entre os pesados pela nona vez nos últimos 13 anos. No total, 8.935 unidades do modelo da marca sueca foram entregues de janeiro a dezembro do ano passado. No primeiro semestre de 2022, o FH já emplacou 3.941 unidades.

A empresa também lidera as vendas de semi-pesados com o VM 270. Nos seis primeiros meses do ano, ele emplacou 2.186 unidades, bem mais do que o VW Constellation 24.280.

Scania perde mercado; Iveco agradece

Iveco teve bons números por conta do desempenho da gama Daily

Se a Volvo está comemorando até agora, a Scania não teve um semestre tão positivo assim. A empresa foi a que mais perdeu participação de mercado no período, fruto de uma queda substancial de 5,6% em relação aos números dos seis primeiros meses de 2021.

Antes com 13,4% do mercado e 7.791 unidades vendidas, a marca fechou o semestre com 7,7% do mix de vendas e 4.466 caminhões emplacados. Bom para a Iveco, que ganhou mais de três pontos percentuais de participação de mercado e ultrapassou a concorrente.

No primeiro semestre deste ano, a marca italiana conquistou 9,4% de participação de mercado e emplacou 5.390 unidades. A força da Iveco está nas categorias de semileves, onde vende bem com a linha Daily, e nos segmentos de leves e médios, nos quais tem presença forte com os modelos Tector.

Bom lembrar que, no mesmo período de 2021, a marca respondia por 6% do setor e teve 3.522 unidades emplacadas.

DAF sobe e JAC também cresce

Caminhão iEV1200T foi responsável pelo crescimento da JAC no 1º semestre

A DAF teve um crescimento de 0,8% nos seis primeiros meses de 2022. De janeiro a junho, a empresa emplacou 3.030 unidades, que lhe garantiram o sexto lugar no ranking de emplacamentos da Fenabrave e uma participação de mercado de 5,2%.

Por fim, vale destacar a ascensão da JAC Motors. Há alguns anos, a empresa de Sérgio Habib está investindo nos veículos elétricos, sobretudo no segmento de caminhões.

Isso fez com que a marca chinesa passasse de ínfimos 0,05% no primeiro semestre de 2021 para 0,5% no mesmo período deste ano. Foram 290 unidades emplacadas nos seis primeiros meses de 2022, sendo que o caminhão iEV1200T puxou a fila com 264 unidades – mais do que modelos de renome, como Iveco Tector 9-190 e Hyundai HD.

Fonte: Automotive Business

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