A Ibor Transporte Rodoviário será a primeira no País a utilizar de maneira contínua biodiesel a partir do óleo de cozinha reciclado. Na operação, atuarão dez novos caminhões Volvo FH B100 Flex em diversas rotas na região Sudeste.
A iniciativa da transportadora de Juiz de Fora (MG) faz parte da continuidade de um projeto iniciado em 2021 com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis, além alcançar meta da empresa de reduzir em mais de 85% a emissão CO2 nas operações.
LEIA MAIS
→Volvo fornece caminhões B100 para operação da Bunge
→Fábrica da Volvo em Curitiba recebe novas responsabilidades
→Volvo FH 540 domina as vendas de caminhões em 2024
A empresa já investiu em torno de R$ 40 milhões no projeto e, em 2013, parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, ganhou o atual contorno. A transportadora providenciou uma usina para a produção do biodiesel dentro das próprias instalações com capacidade inicial para 30 mil litros por mês, já a partir de março, e chegar a 90 mil litros em 2026.
“O biodiesel de óleo de cozinha usado representa mais que uma evolução tecnológica. É a chance de transformar um resíduo em energia limpa, conectando comunidades e estradas em um ciclo virtuoso de sustentabilidade”, afirma em nota Luiz Antônio Bordim Junior, diretor operacional da IBOR.
O executivo adianta que a meta é ter uma frota 100% sustentável, mas que não adianta ter pressa. O processo será todo monitorado, o inclui desempenho dos veículos, satisfação dos motoristas, cálculo do impacto ambiental, engajamento das comunidades e retorno dos clientes. “Cada fase será cuidadosamente monitorada, com indicadores que vão muito além dos números.”
A Ibor é uma das transportadoras da região Sudeste. Tem um quadro de 750 funcionários, dos quais 500 são motoristas. Atua no segmento de carga pesada com frete lotação, transportando produtos siderúrgicos de todo tipo, painéis de fibra de madeira, bobinas de papel e celulose e outros insumos e itens acabados para garantir o pleno funcionamento de sistemas de produção e logística de seus clientes.
“Estamos muito contentes em participar desse importante Projeto Frota Verde da IBOR. Nossos propósitos são muito parecidos. Queremos trabalhar para um setor de transporte forte e saudável do ponto de vista financeiro, mas que atue de forma sustentável. Por isso desenvolvemos essa versão do FH B100 Flex, que pode ser abastecido com até 100% desse biocombustível”, lembra Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.
Fonte AutoIndústria – Foto: Divulgação Volvo