Anfavea aguarda encomendas até o fim do ano e projeta momento positivo para o setor em 2025
Por Fernando Miragaya
O mercado de ônibus no Brasil está à espera da carona do Caminho da Escola. Balanço da Anfavea informado nesta quarta, 6, mostra números positivos para o setor, mas a cereja do bolo ainda está por vir com o programa federal.
Com 23.611 unidades fabricadas de janeiro a outubro, a indústria de ônibus registra produção 35% superior a dos mesmos 10 meses em 2023. Só em outubro foram 2.414 unidades, 15% a mais que o mesmo mês do ano passado e quase 11% de evolução em relação a setembro.
VEJA MAIS:
– Mercado de ônibus elétricos cresce quase 30% ao ano
– Volkswagen Caminhões e Ônibus propõe Caminho da Escola em centros urbanos
As projeções, porém, são ainda mais otimistas. Isso porque apenas 2.600 unidades do acumulado de vendas de ônibus no ano (18.336), ou 14%, foram de entregas para o Caminho da Escola.
“Isso ainda representa uma pequena parcela. Temos 7 mil pedidos já colocados que ainda não aparecem. A expectativa é que esses números melhorem até o fim do ano e de um início de 2025 bastante positivo para o segmento de ônibus”, diz o vice-presidente da Anfavea, Eduardo Freitas.
Renovação de frotas municipais também empolga setor
Na comparação com os anos antes da entrada de vigor dos motores Euro 6, as 23.600 unidades produzidas na soma de 2024 também entusiasmam a associação que reúne as montadoras. Para efeito de comparação, o janeiro a outubro de 2022 teve 27 mil unidades produzidas.
Tais perspectivas são reforçadas pela renovação das frotas de ônibus nos municípios.
“Observamos um patamar de crescimento ainda mais robusto que mostra tendência de renovação de frota, principalmente para o transporte de passageiros”, aposta Freitas.
Fonte: Automotive Business