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Calibragem de ADAS vira frente de negócio para Autoglass

12/11/2024

Painel traz o “alvo” para calibragem e manutenção dos itens do pacote ADAS

Empresa de reparação automotiva investe em equipamentos e na capacitação de suas lojas para manutenção de itens de auxílio à condução

Por Fernando Miragaya

Os chamados itens de assistência ao motorista, que atendem pela sigla ADAS, ainda engatinham entre os veículos vendidos no Brasil. Mas pode-se dizer que a primeira leva de carros com as tecnologias começam a sair da garantia de fábrica. A Autoglass percebeu nisso uma oportunidade de negócio.

A empresa atua no ramo de reparação automotiva, com concentração especialmente no conserto de vidros. Contudo, recentemente direcionou investimentos justamente para serviços de calibragem e manutenção de equipamentos que fazem parte do pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems).


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Entre esses dispositivos estão controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, entre outros. São itens que funcionam por meio de radares, lidares, sensores e câmeras, muitas delas instaladas justamente no para-brisa.

A Autoglass diz que investiu R$ 21 milhões para tornar suas 85 lojas no país aptas para o serviço. Destes, R$ 10 milhões foram só para aquisição de equipamentos e treinamento de 1.900 funcionários – segundo a empresa, cada um passou por 2.636 horas de qualificação.

“Desde 2019 começamos a fazer um estudo sobre o ADAS para ter equipamentos de calibração dentro de nossas lojas. Nós sentimos o impacto do ADAS na nossa operação no ano passado, quando desenvolvemos o fornecedor e compramos dez equipamentos”, explica Flávio Cezario, vice-presidente da Autoglass.

Mercado crescerá em ritmo acelerado

Com base nos levantamentos, a expectativa da empresa é que o número de veículos com dispositivos ADAS vai crescer a um ritmo de 16,7% no mercado até 2029. Só para este ano, projeção da Autoglass é que a rede receba de 60 mil a 70 mil veículos com algum sistema de auxílio à direção instalado no vidro.

A expectativa é de crescimento ainda mais significativo no volume de atendimentos com essa nova frente de negócios.

“A projeção é de mais de um milhão de atendimentos por ano na rede Autoglass, sendo que 15% dos vidros já estarão com alguma tecnologia ADAS”, observa Flávio.

Além disso, a meta da companhia é chegar a quase 100 lojas até 2026. Já está prevista a abertura de sete pontos em 2025 e, depois, crescer ao ritmo de cinco unidades ao ano.

Ao mesmo tempo, a Autoglass se aproxima de seguradoras, do mercado reparador e de concessionárias e revendedores de seminovos. A ideia é ser especialista na oferta do serviço de calibragem de ADAS, uma vez que muitas oficinas e até mesmo distribuidoras autorizadas não dispõem de maquinário para esses consertos.

Como funciona a calibragem do ADAS

Como dito, o ADAS funciona por meio de vários dispositivos que podem estar no para-brisas, na grade ou mesmo no para-choques do veículo. Por esta razão, uma batida ou quebra do vidro, de qualquer intensidade, pode afetar o funcionamento de sensores, câmeras e radares.

A calibragem do ADAS é feita após o reparo da peça onde os dispositivos estão instalados. O carro passa por um scanner automotivo, com software específico para aquele modelo e versão, que fará a varredura e verificará se alguns dos equipamentos de assistência à condução estão com problemas.

Depois o carro é colocado de frente para um painel com base fixa, mas com placas que servem de “alvos” para os dispositivos do ADAS. Essas placas são modulares, já que cada montadora tem seus parâmetros e especificações.

No chão, um nivelador digital ajuda no posicionamento correto do veículo e na calibragem dos sistemas do pacote ADAS.

Fonte: Automotive Business

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