Por Bruno de Oliveira
A BYD foi a marca que mais aumentou participação de mercado no primeiro semestre no segmento de automóveis e comerciais leves. A fabricante chega à metade do ano com um percentual de ganho maior do que o das demais concorrentes.

A marca saltou de uma fatia de 3,02%, no primeiro semestre do ano passado, para 4,22% no fim de junho deste ano. Com isso, a BYD obteve o maior crescimento de participação de mercado no período, 1,20 ponto percentual (pp).
A Fiat, por sua vez, foi a marca que registrou a segunda maior evolução de participação de mercado nos seis meses do ano. Saltou de 20,49%, na metade do ano passado, para 21,34% de market share. Ou 0,85 pp.
Na terceira posição, a Volkswagen registrou o maior crescimento de mix no período, 0,82 ponto. A marca saltou de uma participação de 15,57%, no ano passado, para 16,39%, no fim de junho deste ano.
Sobre as marcas que, na contramão, perderam mais mercado, estão Chevrolet, Nissan e Toyota.
No caso da marca da General Motors, a perda anual de participação de mercado chegou a -2,52 pp. A fatia da empresa caiu de 13,11% para 10,59%.
A Nissan, por sua vez, perdeu 0,81 pp no comparativo entre os semestres. A participação no mercado nacional da chinesa caiu de 3,90% para 3,09%.
A Toyota chegou ao fim do primeiro semestre com fatia de 7,87%, participação que recuou 0,65 pp ante a sua parcela registrada no mesmo período de 2024.
No primeiro semestre, a Fiat foi a marca com maior participação de mercado (21,34%), seguida por Volkswagen (16,39%), Chevrolet (10,59%), Toyota (7,87%) e Hyundai (7,63).
Fonte: Automotive Business