O setor automotivo inicia 2025 com mudanças no ranking das marcas com maior participação de mercado. Entre elas, o avanço importante de uma marca novata e o de uma bastante tradicional.
Com base nos licenciamentos de veículos leves de janeiro de 2025, BYD e Honda foram as marcas que se destacaram em ganho de espaço nas vendas em relação ao mesmo mês de 2024.
BYD já é a 9ª mais vendida com ganho de participação de mercado
Com mais de 6 mil carros vendidos – crescimento de 53% ante janeiro do ano passado -, a fabricante chinesa avançou em market share. Assim, a BYD começa o ano como a 9ª marca do país, com 4,1% de presença nos emplacamentos e ganho de 1,3 ponto percentual (pp).
A Honda foi a segunda empresa que mais ganhou espaço nas vendas. No primeiro mês de 2025 a marca japonesa garantiu o 8º lugar entre as marcas com maior participação de mercado: 4,6% de share e avanço de 1,2 pp.
A Fiat se manteve na liderança e ampliou sua vantagem em relação à Volkswagen. A marca italiana fechou janeiro de 2025 com 21,5% de participação de mercado, avanço de 1,2 pp.
Enquanto isso, VW, GM e Hyundai perdem espaço
A alemã Volkswagen, por outro lado, teve recuo de 1,4 pp em sua fatia no mercado de veículos leves. A empresa foi a segunda colocada no ranking de vendas, mas viu seus emplacamentos encolherem 4,6% sobre o registrado há um ano, para 22,1 mil unidades.
O maior tombo no primeiro mês do ano, no entanto, foi o da Hyundai, que viu suas vendas caírem 30% e fecharem janeiro em baixa de 30,2%. Com isso, a empresa ficou 6,2% de market share, perda de expressivos 3,2 pp. Desta forma, a marca sul-coreana foi ultrapassada pela Toyota no ranking de vendas.
E olha que a marca japonesa também viu sua fatia do bolo automotivo ficar mais magra. A Toyota reduziu em 15% suas vendas e viu sua participação de mercado começar 2025 com 7,2%, 1,8 pp a menos que janeiro de 2024.

Fonte: Automotive Business