- Das grandes, só a Volkswagen vendeu acima da média; Citroën, Jeep e GM venderam menos que em 2023
As duas principais marcas chinesas formam as que mais cresceram no mercado brasileiro no ano passado, com avanços expressivos, mais do que dobrando as vendas em relação ao ano anterior.
A BYD foi além, vendeu 76.827 carros e teve um aumento de vendas de 328%: em 2023 tinha vendido apena 17,9 mil unidades. A GWM foi a segunda marca que mais cresceu e no ano passado: com vendas de 29.220 unidades, ela teve um aumento de 154%.
A RAM ficou em terceiro lugar no ranking de crescimento, e também dobrou o volume de vendas, passando de 11.474 para 29.220 unidades (+ 101%).
Das 20 marcas mais vendidas, 17 tiveram saldo positivo, aumentando o número de carros vendidos em relação ao ano de 2023, mas apenas dez cresceram acima da média do mercado de carros e comerciais leves, que foi de 14% e, portanto, aumentaram a sua participação no mercado total.
Além das três primeiras, cresceram acima da média: Caoa (+93,5%), Ford (69,8%), Mercedes-Benz (44,2%), Honda (26,9%), Nissan (20,6%), Mitsubishi (18,9%) e Volkswagen (16,1%).
Hyundai, Renault, Volvo , Fiat, BMW, Toyota e Citroën não acompanharam o crescimento do mercado (veja ranking). Pior foram as marcas que sequer repetiram o desempenho do ano anterior:
Peugeot, Jeep e GM venderam em 2024 um volume menor do que em 2023. A Citroën foi a marca que mais perdeu, com queda de 19,7% no volume de vendas. A Jeep perdeu 4,5% e a GM 3,8%.
Veja quem mais cresceu e quem mais perdeu em 2024
Fonte: AutoInforme