Bridgestone firma parceria com empresa para reciclar pneus

Acordo com LanzaTech permitirá transformar resíduos de carbono em borracha sintética sustentável (Por Vitor Matsubara)
Bridgestone firma parceria com empresa para reciclar pneus

A Bridgestone firmou uma parceria com a empresa LanzaTech para desenvolver soluções para reciclar pneus. O acordo viabilizará o desenvolvimento da tecnologia CCT (Carbon Capture and Transformation) da LanzaTech, fazendo com que pneus no fim da vida útil sejam “transformados” em novos materiais. Inclusive, a exploração de processos para criar borracha sintética sustentável que não dependa de petroquímicos.

“Estamos entusiasmados em juntar forças com a LanzaTech para criar um caminho mais sustentável para os pneus em fim de vida. Estamos determinados a atender o momento com inovações sustentáveis que transformam a maneira como os pneus são feitos e promovem a circularidade do material de ponta a ponta”, diz Paolo Ferrari, presidente e CEO da Bridgestone Américas e diretor de operações da Bridgestone Corporation.

Reciclar pneus e reduzir dependência de combustíveis

A tecnologia viabiliza a produção de produtos químicos de forma sustentável, que pode ser convertido em materiais como plástico PET para embalagens, fios de poliéster e surfactantes utilizados em produtos de limpeza, como detergentes.

A parceria pretende explorar as oportunidades de desenvolver uma tecnologia microbiana para produzir butadieno, um ingrediente fundamental na produção de pneus novos. A LanzaTech transforma o carbono residual em materiais como combustíveis sustentáveis (tecidos, embalagens e outros produtos) com o objetivo de reduzir a dependência de matérias-primas fósseis.

“Provamos que podemos converter resíduos sólidos urbanos não recicláveis e não triados em etanol e depois fabricar produtos que usamos em nossa vida diária. Nossa parceria com a Bridgestone permite desenvolver um caminho circular para usar pneus para fazer pneus”, declarou Jennifer Holmgren, CEO da LanzaTech.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO