O mercado de veículos leves eletrificados bateu novo recorde em 2022. 49.245 modelos foram comercializados no ano passado — o que representa alta de 41% ante 2021 (34.990). Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
O total chegou perto da meta estipulada pela entidade, que estimava 50 mil unidades emplacadas em 2022. Além do fechamento do ano, a ABVE revelou que 5.587 eletrificados foram licenciados em dezembro. Este foi o segundo melhor mês da série histórica iniciada em 2012.
Frota eletrificada chega a 126 mil veículos
Ainda de acordo com a ABVE, a frota eletrificada em circulação no Brasil chega a 126.504 veículos. O país, vale frisar, bateu a marca de 100 mil modelos do tipo nas ruas em julho passado.
LEIA TAMBÉM:
– 99 mira carros híbridos para ampliar eletrificação de frota
– Meta reúne lideranças de marketing das principais montadoras para debater eletrificação
No entanto, é importante ressaltar que a ABVE põe na conta veículos elétricos a bateria, híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV). Este último não pode ser ligado à tomada, tem eletricidade gerada pelo motor a combustão. Ainda há o segmento híbrido-leve, onde propulsor elétrico faz as vezes de gerador para auxiliar a unidade a combustão, mas não traciona as rodas.
Venda de eletrificados no Brasil: BEVs batem recorde
Embora ainda representem pequena parcela da frota brasileira de eletrificados, os BEVs se destacaram em 2022. 8.460 unidades de modelos puramente elétricos foram emplacados de janeiro a dezembro — o equivalente a 17% do total de vendas no período.
Mesmo assim, os veículos híbridos mantêm a dianteira com algum conforto. 30.439 unidades foram licenciadas em 2022. Tal representa fatia de 62% do bolo de eletrificados comercializados no ano.
Para completar, segundo a ABVE, 10.348 modelos híbridos plug-in foram emplacados no janeiro-dezembro. O número equivale a 21% do total de eletrificados vendidos em 2022.
Venda de eletrificados no Brasil: mais oferta
Adalberto Maluf, presidente da ABVE, celebrou o resultado de 2022. Contudo, disse que “é preciso dar os incentivos adequados e acelerar rumo às tecnologias de baixa emissão”.
“Vemos um crescimento constante e robusto das vendas de veículos elétricos e híbridos pelo quinto ano seguido, apesar de o Brasil ainda não ter um plano nacional de estímulos ao setor. O consumidor já percebe o elétrico como uma opção viável aos veículo convencional”, comentou o dirigente.
Além disso, a oferta de modelos eletrificados, especialmente os leves, teve crescimento significativo em 2022. Segundo a ABVE, 70 modelos eram vendidos em maio. Meses depois, em dezembro, havia 128 opções distintas para os consumidores no mercado.
Novo governo
Adalberto Maluf frisou que a ABVE “ficou muito satisfeita com os primeiros discursos do novo governo e seu compromisso de promover a Economia Verde e ampliar as novas industriais no Brasil”. O dirigente afirmou que a entidade está “pronta” para colaborar com tais desafios estratégicos.
VEJA AINDA:
– Governo Federal decreta volta do Ministério da Indústria
O presidente da ABVE acrescentou ainda que “essa nova indústria gerará empregos de qualidade para os brasileiros e investirá em pesquisa e inovação”. Ele também voltou a repetir que o país tem “a oportunidade de construir um novo parque industrial para veículos elétricos e híbridos, incorporando as tecnologias mais modernas do mundo à tradicional competência brasileira em etanol e combustíveis de baixa emissão”.
Fonte: Automotive Business