“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Bosch cria serviços para eletrificados e costura parcerias de aftermarket com montadoras

Fabricante capacita oficinas para elétricos e híbridos e abre possibilidades para novas marcas usarem sua rede de serviços pós-venda

29/04/2025

Estande da Bosch na Automec 2025

Por Fernando Miragaya

Em seu plano de expansão de oficinas próprias, a Bosch criou um serviço voltado para veículos eletrificados. De quebra, pode expandir os negócios de outra forma, já que a empresa negocia com montadoras entrantes no mercado brasileiro o uso de sua rede no pós-venda.

O Bosch Car Service para carros híbridos e elétricos foi apresentado durante a Automec 2025, maior feita do setor de reposição e reparação automotiva da América Latina, encerrada sexta-feira, 26.

Funciona como uma espécie de certificação. Ao adotar novos processos, equipamentos específicos e ter a equipe treinada, a oficina recebe uma chancela da Bosch para ser uma loja especializada em eletrificados.

Montadoras estreantes podem terceirizar pós-venda

Com esse lançamento, a Bosch aproveitou para estreitar conversas com montadoras que chegam ao mercado. Sem citar nomes, a empresa diz que foi procurada por algumas marcas estreantes e que negocia com três delas – uma parceria já foi firmada.

A ideia é habilitar a rede Bosch Car Service para a manutenção dos veículos dessas marcas, que ainda não tenham uma rede de concessionárias estabelecida e com abrangência nacional.

“Novas entrantes buscam parcerias para a Bosch ser a rede credenciada de oficinas. Fazer rede é caro e demanda tempo”, explica Robinson Silva, diretor de marketing da divisão Mobility Aftermarket para a América Latina.

Hoje, a Bosch tem 2 mil oficinas na América Latina, com 14 mil profissionais que atendem a mais 3 milhões de veículos por ano. Só no Brasil são 1.400 estabelecimentos.

Foco forte na digitalização

A ideia é expandir essa rede em 60% até 2030. Para tal, a empresa aposta forte em digitalização. Uma das ferramentas desta estratégia é a ampliação do aplicativo Meu Bosch Car Service.

A plataforma teve mais de 2.500 agendamentos em 2024. E só no primeiro trimestre desse ano esse número já dobrou.

O app, contudo, também possibilita aos reparadores independentes estabelecerem uma gestão da oficina.

“A plataforma oferece um sistema desde a gestão do pátio e o fluxo de veículos até busca e compra de peças, para a oficina ter a operação mais fluida possível”, explica André Astini, diretor de conceito de oficina da divisão aftermarket da Bosch para a AL.

Além disso, os processos digitais também são vistos pela empresa como uma forma de tornar o negócio das oficinas independentes viável a longo prazo.

A Bosch fez estudos que mostram que a grande maioria das oficinas independentes da AL está defasada no que diz respeito à evolução tecnológica do setor automotivo.

“O cenário das oficinas independentes da preocupa. Com capacitação baixa e o avanço tecnológico dos carros, muitas dessas oficinas talvez não consigam acompanhar essa evolução tecnológica. Nós vamos apoiar equalificar esse grupo de clientes”, diz Robert Hilbert presidente regional da Bosch Mobility Aftermarket para a América Latina.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?