“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

BorgWarner terá nova linha de turbos para veículos leves

Melissa Mattedi, diretora da fábrica de Itatiba, estima aumento de 10% no volume produzido quando ritmo chegar a dois turnos

09/12/2025

Por Soraia Abreu Pedrozo

Itatiba, SP – A BorgWarner anunciou a instalação de nova linha de turbos para carros de passeio a partir de 2027. Embora não possa dizer o nome da cliente por questão contratual, Melissa Mattedi diretora geral da fábrica de turbocompressores da BorgWarner em Itatiba, SP, afirmou que se trata de fabricante europeia.

A nova linha, na verdade, será transferida da Europa, de uma fábrica da BorgWarner – a qual Mattedi também preferiu não dizer. A perspectiva é que a instalação das bancadas, máquinas de teste e balanceadoras ocorra em meados de julho, mas o ramp up da produção se dará em 2027.

Sem falar números absolutos a executiva acredita que quando for atingido o pico de produção, em dois turnos, o que demandará a contratação inicial de oito profissionais, o volume de fabricação de turbos crescerá em torno de 10%.

O novo turbocompressor da unidade de Itatiba equipa veículo a combustão flex que hoje é fabricado e comercializado no Brasil, mas que utiliza produto feito na Europa. Com esta decisão, portanto, a montadora terá mais previsibilidade, garantia de fornecimento e menores custos com frete e variações de câmbio.

“Com localização do turbo mitigamos o risco, que hoje é 100% do cliente. A partir do momento em que o produto é feito aqui é o fornecedor quem se responsabiliza, organiza estoque de componentes e agiliza a entrega”, disse Mattedi. “Ter o centro de engenharia local também ajuda, pois o que o cliente precisar em termos de suporte e desenvolvimento, terá ao lado dele.”

A instalação da nova linha não demandará expansão fabril, uma vez que na unidade do interior paulista existe espaço para acomodar os equipamentos. Hoje, em torno de 85% da capacidade local é utilizada.  

“O interessante desta linha é que ela pode ser adaptada a outros produtos. Portanto, se o cliente quiser trazer novos tamanhos ou mesmo novos motores, é possível produzir”, ressaltou a executiva.

BorgWarner adiciona terceira montadora de leves ao seu portfólio

A diversificação do portfólio é vista com bons olhos por Mattedi, uma vez que isto assegura a longevidade do negócio. O investimento não pode ser aberto, mas a nacionalização deste linha estabelece marco importante à BorgWarner, que adicionará a terceira montadora de veículos leves à sua lista de clientes.  

A última conquista ocorreu com a Stellantis, em 2019, que ao longo dos anos foi adicionando marcas — começou com Fiat, depois Jeep, Citroën e Peugeot — tendo sido a novidade mais recente em 2022 com o novo turbo para a Fiat Strada.

Vale lembrar que a fábrica, inaugurada em 2013, também atende a Volkswagen, que no início deste ano passou a fornecer turbos para o SUV Tera.

Entre os pesados, desde que o Euro 6 entrou em vigor, no ano passado, vende turbos ball bearing para a Scania e a Volvo. E sistemas mais convencionais como mancal de eixo a Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Iveco. 

Para 2026 é aguardada estabilidade

Como no ano que vem não haverá lançamentos que incluam a BorgWarner como fornecedora, além do cenário de dificuldades persistentes da economia, com as altas taxas de juros e menor acesso ao crédito, a diretora prevê estabilidade nos negócios. 

“O mais importante em 2026 é manter o ritmo deste ano. Se não reduzirmos o faturamento já será um ganho”, assinalou Mattedi, que reafirmou a intenção de encerrar 2025 com acréscimo de 25% ao faturamento e de 20% à produção.

Fonte: AutoData

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