A BWM iniciará a produção do novo X1 no Brasil em 2023, e a fábrica de Araquari (SC) já começou a preparação das linhas para receber a nova versão do SUV. Na segunda quinzena de setembro, a unidade terá operação interrompida por dez dias para que sejam realizados os primeiros processos de atualização nas áreas de solda de carrocerias e pintura. Também será incorporado um novo fornecedor in house.
Segundo Otavio Rodacoswiski, diretor da fábrica, o novo BMW X1 tem proporções diferentes às do seu antecessor, e isso levará a empresa a adequar as linhas para viabilizar a sua montagem, principalmente na largura do layout. A linha por onde passam as carrocerias na área de pintura também terão de ser maiores, disse o executivo na terça-feira, 30.
Outra mudança será a instalação de um fornecedor dentro da unidade de Araquari. Afora a Benteler, responsável pelo fornecimento do conjunto mecânico dos veículos produzidos ali, também terá uma instalação própria a Magna, fabricante de elementos estruturais de veículos que mantém produção em Joinville (SC), município que fica a cerca de 25 km da fábrica da BMW.
BMW já realiza testes de pintura do novo X1
Enquanto prepara as modificações na estrutura da fábrica, a BMW já iniciou os testes de pintura do novo X1. Pelo menos duas unidades, que foram armadas na Alemanha e importadas pela fábrica brasileira, receberam as primeiras camadas de tinta das novas cores que devem integrar a gama do SUV – uma delas a Cape York Green.
A fábrica de Araquari foi inaugurada em 2014 e, hoje, produz apenas para o mercado brasileiro quatro modelos a combustão: a versão atual do X1, os SUVs X3 e X4 e o sedã Série 3. Ali são feitas cerca de 40 unidades/dia em jornada única, das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. O quadro da fábrica é formado por 600 funcionários e, de acordo com Rodacoswiski, permacerá assim mesmo com atualização da linha para receber o novo X1.
Fonte: Automotive Business