“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

BMW prepara 15 lançamentos para 2024 no Brasil

29/11/2023

Por Ana Paula Machado

A BMW vai lançar cerca de 15 produtos em 2024 no Brasil. Segundo a presidente da montadora, Maru Escobedo, entre os modelos que devem chegar ao país estão o novo BMW Série 5, o X2 e o elétrico i5.

Com isso, a expectativa da empresa é crescer entre 3% e 5% o volume de vendas em 2024. 

“A ideia é trazer modelos que ainda não vendemos no Brasil e, com isso, mais tecnologia para o país. Aliado a isso, teremos o primeiro ano completo de produção nacional do X1, o que também pode alavancar as nossas vendas no mercado”, disse Escobedo, durante o lançamento do X7 M60i, carro que será comercializado no país por R$ 1.154.954


VEJA MAIS:
– Toyota, Mercedes e BMW estão entre marcas mais valorizadas do mundo
– Avanço no mercado de elétricos garante Oliver Zipse como CEO do Grupo BMW


Segundo a executiva, neste ano a companhia deve emplacar 15 mil unidades no mercado brasileiro. Até outubro, foram licenciados 12,5 mil carros, aumento de 3,6% no comparativo com o mesmo período de 2022. Em todo ano passado, a BMW vendeu 13,5 mil modelos. 

“Neste ano foram cerca de 10 lançamentos no Brasil e devemos crescer até 5%. Conseguimos manter a nossa posição de liderança no segmento premium. Em nossa estratégia, a produção local é muito importante. Para se ter uma ideia, 61% das nossas vendas são de modelos fabricados em Araquari”, afirmou ela. 

Atualmente são produzidos na fábrica catarinense o Série 3, X1, X3 e X4, e, de acordo com a montadora, neste ano serão fabricadas 10 mil unidades, cerca de 1/3 da capacidade instalada da fábrica, que é de 36 mil veículos por ano. 

“Temos planos de nacionalizar mais modelos e temos espaço para isso. Até agora, do X1, por exemplo, já foram produzidas 3 mil unidades”, ressaltou. No ano passado, saíram da linha de montagem da fábrica brasileira 9.6 mil veículos. 

Com volta do imposto, BMW refaz cálculos

Escobedo disse que a BMW está fazendo os cálculos com a volta do Imposto de Importação (II) para veículos eletrificados já em 2024.

“Estamos neste momento fazendo as contas e traçando a estratégia. Será um desafio esse novo ambiente, mas temos estrutura para trazer todos os carros porque cada modelo terá um impacto diferente”, afirmou a executiva. 

O benefício fiscal, que vigorava desde 2015, voltará a ser cobrado de forma escalonada, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). 

Imposto de Importação retornará de forma escalonada

O benefício fiscal, que vigorava desde 2015, voltará a ser cobrado de forma escalonada. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), as porcentagens de retomada progressiva de tributação vão variar com os níveis de eletrificação e com os processos de produção de cada modelo, além da fabricação nacional.

Assim, no caso dos carros híbridos, a alíquota do imposto começa com 12% em janeiro de 2024; 25% em julho de 2024; 30% em julho de 2025; e alcança os 35% apenas em julho de 2026.

Para híbridos plug-in, serão 12% em janeiro, 20% em julho, 28% em 2025 e 35%, em 2026. Para os elétricos, a sequência é 10%, 18%, 25% e 35%.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?