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BMW importa versão de entrada do SUV X3

Nova geração é produzida nos Estados Unidos, mas como já foi montado em Araquari, pode ser uma possibilidade no futuro

03/11/2025

Por Leandro Alves

Araquari, SC – A BMW traz ao Brasil a versão M30 Sport, a mais em conta do seu SUV intermediário X3 xDrive, cuja pré-venda já está aberta. Seu preço de R$ 515 mil 950 é mais de R$ 110 mil inferior ao do X3 M50, modelo mais esportivo e potente que está à venda no País desde fevereiro.

O objetivo da BMW é aproveitar o sucesso desse SUV, que já ultrapassou globalmente o volume do sedã Serie 3 vendido este ano. Além disto a versão M50 tem fila de espera no Brasil de três a seis meses, a depender do ritmo de produção, que é feita nos Estados Unidos.

A fábrica brasileira, que já montou mais de 100 mil unidades, tem potencial para receber novamente este modelo. No ano passado foi anunciado um novo ciclo de investimentos de R$ 1,1 bilhão até 2028 para reforçar a engenharia e montar novos produtos. Obviamente a BMW não confirma essa intenção, apesar de afirmar que estuda todas as oportunidades considerando suas fábricas de alta e média capacidade produtiva, como é o caso da unidade brasileira.

O X3 deixou de ser montado no País em 2024, quando esta versão atualizada passou a ser produzida na unidade estadunidense de Spartanburg.

O X3 M30 tem um motor 2.0 com tecnologia híbrida leve e bateria de 48V, com 258 cv e 400 Nm de torque. Comparado ao M50 com motor de 3.0 litros e 398 cv, também utilizando a tecnologia híbrida leve com bateria de 48V, sugere ser um BMW bem mais comportado. Mas rodando mais de 550 quilômetros de Joinville, SC, a São Paulo, SP, o M30 demonstrou um desempenho impecável. Acelera como um legítimo BMW de características esportivas, é eficiente nas ultrapassagens, seguro nas curvas perigosas da rodovia Régis Bittencourt e econômico para um modelo do seu porte. Nesse percurso com serras, curvas e muito trânsito o computador de bordo apontou 10 km/l.

Esta é a nova geração do X3, que tem sua identidade visual atualizada na comparação com o mesmo modelo que já foi nacional.O novo design da grade frontal, que além do contorno iluminado também possui aletas que abrem e fecham automaticamente para resfriar o propulsor térmico, é a principal alteração no visual tradicional e minimalista de praticamente todos os SUVs BMW. Rodas de 20 polegadas têm também um novo desenho

Trata-se de um modelo completo, equipado com toda a tecnologia de ponta como o sistema ADAS de condução, função de estacionamento semiautônomo, uma tela curva de 12,3 polegadas do painel de instrumentos e outra de 14,9 polegadas para o sistema de infoentretenimento. Esta é a versão operacional 9 do sistema que oferece chamada de emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e muitos outros aplicativos.

Parte do desenvolvimento desse sistema atualizado foi aprimorado e testado à exaustão pela engenharia da BMW no Brasil.

O interior é bastante agradável e espaçoso, com destaque para a iluminação no console central e nas portas configuráveis, ajustes da intensidade do ar-condicionado individual e posicionado nas portas, para maior conforto, dentre outras soluções mais tradicionais que os modelos premium oferecem aos ocupantes. Os potenciais donos do X3 podem escolher a cor do veículo e as cores dos revestimentos internos de bancos e portas.

Araquari

Atualmente a BMW produz em Araquari os SUVs X1 e X5, este numa versão híbrida plug-in, além do Série 3, o modelo mais vendido no Brasil. São 1 mil funcionários que trabalham na unidade com capacidade de 32 mil unidades/ano e que monta 11 mil unidades/ano.

Fonte: AutoData

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