Entra ano e sai ano e você tem a agenda de lançamentos de carros previstos para a próxima temporada. Porém, ela vem acompanhada do inevitável obituário. E 2022, carros importantes saíram de linha definitivamente.
Afinal, foi o ano da despedida do automóvel de maior sucesso da história da indústria brasileira, o Volkswagen Gol. Mas outros carros “tradicionais” saíram de linha em 2022, como Honda WR-V e Hyundai Tucson, e até modelos recentes, como o Caoa Chery Tiggo 3x e Mitsubishi Outlander Sport.
Essa relação só traz os modelos que eram produzidos e/ou montados no Brasil, e não inclui versões que foram descontinuadas no ano passado. Veja os carros que saíram de linha em 2022
Carros que saíram de linha em 2022: Honda WR-V

O crossover compacto foi um dos primeiros carros que saíram de linha em 2022. O chamado Fit “bombado” teve as vendas finalizadas logo no primeiro mês do ano, mas a produção em Itirapina (SP) ainda se manteve por alguns meses para exportação.
O WR-V foi lançado em 2015 para disputar espaço no segmento de SUVs de entrada. Usava a mesma base e conjuntos mecânicos (motor 1.5 e câmbio CVT) dos antigos Fit e City – inclusive o sistema de bancos Magic Seat. No fim de 2020, passou por uma reestilização, ganhou mais equipamentos e um sopro de vida.
Com a chegada do novo City (sedã e hatch) e o fim do Fit, o WR-V perdeu a razão de ser. Um novo crossover baseado nesta terceira geração da linha compacta é desenvolvido para mercados emergentes e pode ser lançada no Brasil em 2025.
Mitsubishi Outlander Sport

Com menos de dois anos de vida, o Outlander Sport foi outro SUV que deu adeus ao mercado. Espécie de ASX remodelado, o modelo foi lançado em julho de 2020 e em pouco tempo se tornou o modelo de entrada da Mitsubishi no país.
Contudo, devido às novas regras de emissões do Proconve L7, a HPE Motors, representante da Mit no país e que tem licença para produzir carros da marca japonesa em Catalão (GO), optou por suspender a fabricação do SUV. Depois, o Outlander Sport entrou para a lista de carros que saíram de linha em 2022.
Caoa Chery Tiggo 2, Tiggo 3x e Arrizo 6

O fechamento da fábrica de Jacareí (SP) em maio de 2022 pegou o mercado meio de surpresa. Ainda mais porque lá eram feitos carros da Caoa Chery de certo volume e que saíram de linha. Inclusive o Tiggo 3x, modelo que tinha sido lançado apenas um ano antes, com um novo motor turbo e ambições de ser o mais vendido da montadora.
A justificativa oficial é de que a unidade se transformará em uma linha de produção só para veículos eletrificados até 2025. Fato é que, além dos dois SUVs compactos Tiggo 2 e 3x, a fábrica também fazia o sedã Arrizo 6.
Renault Sandero entre os carros que saíram de linha

Como o Stepway é tratado como um carro diferente desde 2017 pela própria Renault, o Sandero figura bonito entre os carros que saíram de linha em 2022. O hatch compacto, lançado em 2007, foi um projeto global da romena Dacia feito em cima da base do Logan e desenvolvido inicialmente no Brasil.
Desde 2021 o hatch sobrevivia em versão única S-Design. Em outubro de 2022, a marca francesa acabou com a produção do carro e lançou uma variante de entrada para o Stepway com motor 1.0 para ocupar o vácuo deixado pelo Sandero. Mas nem o aventureiro deve durar muito, já que a fabricante planeja fazer no Paraná um SUV de entrada para 2024 em cima da plataforma CMF-B.
Hyundai ix35 e Tucson

Outras baixas na Caoa Montadora. Desta vez de dois modelos que eram feitos em Anápolis (GO). O ix35, espécie de segunda geração global do Tucson, deixou de ser fabricado em fevereiro de 2022. Segundo a fabricante, o SUV médio, lançado em 2010 e “nacionalizado” em 2013, não se enquadra mais nas novas metas de emissões.
Logo depois foi a vez de o Tucson engrossar o rol de carros da marca que saíram de linha em 2022. O sucessor do ix35 nunca repetiu o sucesso dos modelos anteriores – não chegou a 2 mil unidades emplacadas em 2021 – e a justificativa oficial foi de que o carro seria atualizado. Na Europa o Tucson já ganhou uma nova geração e há expectativa de que volte a ser montado em Goiás.
Suzuki Jimny

A velha geração do jipinho ainda era produzida em Goiás, mas foi outra vítima do Proconve L7. O modelo foi lançado em 1997, deixou de ser vendido em 2003 quando a Suzuki encerrou as operações aqui e retornou em 2008 pelas mãos do Grupo Souza Ramos, hoje HPE Motors.
Em 2012 começou a ser montado em Goiás, primeiro em Itumbiara e depois em Catalão. Durante todo esse tempo, manteve o mesmo conjunto mecânico com motor 1.3 e câmbio manual de cinco marchas e conviveu com sua nova geração, importada e lançada em 2019 com o sobrenome Sierra. O velho 4×4 despediu-se no comecinho de janeiro de 2022.
Volkswagen Gol e Voyage

A ausência mais sentida entre os carros que saíram de linha em 2022 é, sem dúvida, o Gol. Após 42 anos de produção, o hatch da Volkswagen, veículo de maior sucesso da indústria brasileira, deixou de ser produzido em Taubaté (SP) exatamente no dia 23 de dezembro, com direito à salva de palmas – e uma série limitada Last Edition que já vale ouro no mercado.
Desde 1980, foram mais de 8 milhões de unidades produzidas e 28 anos seguidos como o carro mais vendido do país. O modelo será substituído pelo Polo Track, que começa a ser produzido em janeiro de 2023, enquanto a Volks prepara uma nova linha de SUVs de entrada para 2024.
Na esteira da despedida do hatch, o Voyage também saiu de linha em 2022. Derivado do Gol e lançado em 1981 como parte do Projeto BX, o sedã compacto fez sucesso até ser descontinuado em 1996.
O modelo só retornou em 2008, juntamente com o Gol de terceira geração, mas passou a lidar com rivais mais competitivos e jamais figurou entre os líderes da categoria de sedãs compactos. Nos últimos meses, sobreviveu à base de encomendas e entregas atrasadas devido à falta de semicondutores.






















