Autopar reabre calendário de eventos presenciais do aftermarket automotivo


Presente no Paraná, reportagem do Novo Varejo dá visão geral sobre a feira e destaca alguns de seus principais lançamentos (Por Lucas Torres e Marcelo Gabriel | jornalismo@novomeio.com.br)
Autopar reabre calendário de eventos presenciais do aftermarket automotivo
Feira recebeu 60 mil visitante

O calendário de eventos presenciais destinados aos players da reposição automotiva foi oficialmente reinaugurado neste mês de maio.

Realizada no município de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR) entre os dias 11 e 14 de maio, a Autopar marcou este retorno reunindo 600 expositores e 60 mil visitantes nos 30 mil metros quadrados do Expotrade.

Mais do que um retorno protocolar, o evento confirmou toda a expectativa do aftermarket pela oportunidade de acompanhar lançamentos in loco e, sobretudo, estreitar relacionamentos de negócios olhando no olho dos seus parceiros e prospects.

De acordo com Marcelo Gabriel, enviado do Novo Varejo à feira, a Autopar esteve lotada durante todos os seus momentos.

“Na quarta-feira, 11, dia da abertura, por exemplo, a feira registrou um público 105% superior àquele que se fez presente na última edição presencial, em 2018”, relatou o especialista em aftermarket e head do After.Lab, empresa de pesquisa e inteligência de negócios.

Além do grande número de visitantes, a Autopar 2022 se destacou pelo alto nível dos participantes e pela pluralidade de locais dos quais eles vinham. “Me encontrei com antigos clientes que vieram de países como Chile e Uruguai, por exemplo. E, não importando de onde eles vinham, uma percepção foi consensual entre todos aqueles com quem conversei: o nível das visitas foi muito bom e contou com pessoas realmente envolvidas com o nosso mercado”, afirmou Gabriel.

Lideranças do mercado de reposição marcaram presença

Grande oportunidade de negócios

Apontada pela organização como a principal reunião do setor nos chamados anos pares, posto que nos anos ímpares a Automec é imbatível, a Autopar mostrou sua força e versatilidade ao ser percebida como uma grande oportunidade de negócios pelos expositores dos mais diversos portes.

Segundo Marcelo Gabriel, esta edição se destacou por ser um espaço bastante democrático no que diz respeito às marcas participantes, à medida que os diversos estandes foram ocupados tanto pelas grandes marcas, na maioria multinacionais, quanto pelas marcas nacionais e regionais.

Com o objetivo trazer destaques do evento em termos de produto àqueles que não conseguiram estar presente no Paraná, nossa reportagem fez uma curadoria de alguns dos principais lançamentos realizados na feira.

Continental apresenta linha de pneus de passeio

A Continental aproveitou a presença na Autopar para apresentar seu portfólio de pneus de passeio de tecnologia alemã.

Os visitantes da feira puderam conhecer o Bravuris 5HM, da Barum, integrante da quinta geração de pneus de passeio de alta quilometragem (high mileage – HM); o PowerContact 2, carro-chefe de vendas da Continental e que entrega segurança, economia, conforto e quilometragem; além do Altimax One, modelo da General Tire que além de alta quilometragem e preço competitivo, incorpora várias tecnologias inteligentes que facilitam a manutenção preventiva no dia a dia e ampliam sua vida útil.

Além deles, estiveram expostos produtos de Air Springs (molas pneumáticas), kits de correias, correias Multi V e correias dentadas.3

Bosch lança filtro de cabine e linha de iluminação

Uma das líderes mundiais no mercado de reposição automotiva, a Bosch levou à Autopar 2022 o lançamento dos produtos ‘filtro de cabine Pure Air Premium’ e da linha de iluminação.

De acordo anunciado pela marca, o novo filtro de cabine tem filtragem de partículas e poluentes superiores em relação ao item convencional, contendo três camadas entrelaçadas, além de contar com ação contra vírus, bactérias, fungos e odores com duração permanente durante a vida útil do produto. Por meio de nanopartículas de prata, o processo de filtragem do ar elimina e inativa mais de 99% dos microrganismos filtrados e retidos em menos de três minutos.

Já a nova linha de iluminação apresentada contou com uma gama de produtos de 12 e 24 volts para atender necessidades de qualquer tipo de veículos – produtos que, segundo a Bosch, acompanham as dinâmicas de mercado e especificações como segurança, resistência e proteção contra radiação ultravioleta.

Dana realiza campanha de vendas exclusiva para varejistas de autopeças

Durante sua participação na 10ª edição da Autopar, a Dana realizou uma ação exclusiva de vendas para os varejistas de autopeças.

Nomeada de ‘Promoção Varejo Direto’, a campanha trouxe plano de compras, com pacotes previamente estabelecidos para produtos Spicer, Victor Reinz e Albarus – que foram trocados por brindes diferenciados conforme o plano negociado.

Os varejistas presentes puderam realizar cadastro no estande, escolher o plano mais adequado de volume de compras, adquirir os produtos do distribuidor de sua preferência, enviar as Notas Fiscais por e-mail e receber os kits na sua loja.

Cummins promove novo filtro de combustível

A Cummins levou à Autopar um reforço da campanha em torno de seu filtro de combustível ‘Fleetguard E-TOP’, cujo principal destaque é o fato de ser isento de componentes metálicos e trazer melhor aproveitamento das matérias primas existentes, seguindo a política da empresa de seguir uma tendência voltada à sustentabilidade.

“Inovamos ao trazer novas tecnologias de filtração, ou seja, elementos filtrantes com dupla função: retenção de contaminantes e separação de água livre e emulsificada contida no Diesel, somados ao nosso principal apelo. São produtos ecologicamente corretos, oriundos de fontes renováveis”, afirmou Marcos Azambuja, gerente de Contas e Suporte Técnico da Cummins Filtros.

Apresentação da marca Haloway é destaque da Lumileds

Uma das líderes no desenvolvimento de soluções de iluminação, a Lumileds apresentou a marca Haloway durante a 10ª edição da Autopar.

De acordo com a gerente de marketing da empresa na América Latina, Juliana Gubel, os produtos da nova linha são compatíveis com a maioria dos veículos leves e pesados e têm como destaque o fato de oferecerem luz branca com temperatura de cor de 6.500K, algo que, segundo ela, proporciona equilíbrio entre estilo e segurança devido ao aprimoramento do brilho para se dirigir no período noturno.

“As lâmpadas LED Haloway, disponíveis nos formatos H1, H3, H4, H7, H11 e HIR2, são de alta potência e, ao mesmo tempo, compactas para perfeita adequação ao conjunto ótico dos faróis, respeitando a linha de corte visível para não ofuscar a visão de quem trafega no sentido contrário”, salientou o informativo oficial da empresa.

Gates mostra inovações em correias e bomba d’água elétrica

Comemorando o retorno das feiras presenciais como uma oportunidade valiosa de estar próximo de seus clientes e receber seus feedbacks sobre suas experiências com os produtos Gates, o diretor de Vendas e Marketing da empresa na América do Sul, Sidney Aguilar, destacou as inovações de produto reservadas para a Autopar 2022.

Neste sentido, a Gates apresentou sua nova correia Micro-V que com novo visual recartilhado, oferece acabamento e visual superior e condizente com o posicionamento da marca.

A empresa mostrou ao mercado também sua nova geração de bomba d’água elétrica, cuja característica principal é o fato de poder ser controlada por sensores para proporcionar o volume adequado de líquido de arrefecimento para diferentes sistemas, conforme a necessidade.

ZM foca lançamentos em produtos para a linha pesada

Dando sequência a uma nova linha de produtos que, lançada durante a pandemia, já acumula mais de 500 itens e 4.000 aplicações, a ZM aproveitou o retorno do calendário das feiras presenciais para lançar produtos da linha pesada.

Na Autopar, a empresa apresentou os novos terminais de direção ZM que atendem caminhões das marcas Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz, Fiat, Agrale, Fiat-Iveco, Scania, Daf e Volvo, completando mais de 1.270 aplicações.

Outra curiosidade da participação da ZM na feira paranaense foi o fato da empresa oferecer uma experiência única para os visitantes ao disponibilizar um simulador de um caminhão da Copa Truck, cuja sensação oferecida é a de estar em um verdadeiro autódromo.

Kolbenschmidt (KS) e Pierburg iniciam massiva sequência de lançamentos para 2022

Considerando a Autopar uma excelente oportunidade para aproximar a empresa do mercado como um todo e, sobretudo dos seus clientes da região Sul, Kolbenschmidt (KS) e Pierburg iniciaram os lançamentos de mais de 433 itens no mercado de reposição previstos para o ano de 2022.

Entre os itens apresentados, se destacaram opções para a linha leve de peças como anel, pistão, bronzina, bielas e camisas de cilindro.

Monroe e Monroe Axios têm lançamentos e interação com a piloto Bia Figueiredo

A Monroe apresentou seus lançamentos de amortecedores para as linhas leve e pesada. Os componentes equipam modelos das marcas General Motors, Toyota, Mercedes-Benz, Volkswagen e Fiat. Já a Monroe Axios expôs as novas tecnologias de componentes, como bieleta, bucha de barra estabilizadora, coxins para amortecedor, terminal axial, buchas, kit reparo para junta homocinética, kit para amortecedor, entre outros.

No estande, além das novidades das marcas os visitantes puderam conversar com a piloto de automobilismo Bia Figueiredo e conhecer seu carro TCR.

O portfólio da Monroe Amortecedores conta com mais de 1.100 produtos e o da Monroe Axios mais de 1.700, atendendo várias marcas e diversos modelos de veículos leves e pesados presentes no país.

NGK apresenta as últimas tecnologias para sistemas de ignição

A NGK apresentou as últimas tecnologias desenvolvidas para sistemas de ignição, entre velas, cabos, bobinas e sensores, voltados aos segmentos de duas e quatro rodas, com foco em aumentar a visibilidade da marca e fortalecer o relacionamento com clientes.

“Por ser um tradicional evento dedicado ao mercado de reposição, a Autopar é um espaço estratégico para a NGK divulgar os seus produtos, entender as necessidades dos parceiros e manter o setor atualizado sobre as últimas tecnologias”, afirmou Marcos Mosso, gerente de Marketing da NGK.

Fonte: Novo Varejo – Fotos: Marcelo Gabriel

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO