Maior feira de autopeças do mundo acena para mais de uma solução energética e para relação diplomática com montadoras chinesas
Por Marcus Celestino
A Automechanika Frankfurt seria uma espécie de Suíca, caso comparada respeitosamente a um país. Isso porque a maior feira de autopeças do mundo não conversa apenas com o aftermarket, mas com todo o ecossistema automotivo com desenvoltura.
E não é só isso. Na edição 2024, que começa na terça-feira, 10, a organização do evento se uniu ao Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, Subconselho Automotivo (CCPIT-Auto) para trazer à feira as principais montadoras do país asiático. BYD, Geely, Seres, Hongqi e GAC são algumas das fabricantes que irão expor na Automechanika deste ano.
“Não queremos ser uma feira de automóveis. No entanto, é importante mostrar os carros das marcas chinesas de formar a apresentar novas tecnologias e também reforçar que o aftermarket está pronto para a eletromobilidade”, disse Olaf Mußhoff, Director Automechanika Frankfurt.
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“Sempre tivemos um bom relacionamento com empresas chinesas e a presença das montadoras do país na Automechanika 2024 é sequência do que já fizemos em 2022, com a Skoda e um foco em mobilidade eletrificada e inovação”, salientou Michael Johannes, vice-presidente da Messe Frankfurt e diretor da marca Automechanika.
“As montadoras chinesas já sabem vender carros [na Europa e em outros continentes]. Elas usarão o evento como uma plataforma, para gerar awareness das marcas e aumentar a credibilidade no mercado de reposição e, como consequência, no pós-venda. O pós-venda é fundamental para essas empresas”, ressaltou o executivo.
Johannes, como um bom chanceler, fez ainda questão de elogiar a evolução tecnológica dos produtos chineses – não apenas os automóveis. “São companhias que, hoje, apresentam itens de muita qualidade”, comentou.
Europa perde espaço no mercado, mas segue líder em inovação
Se a indústria europeia se preocupa com o volume de produção, que cai à medida em que há realocação de tal para Estados Unidos e Ásia, ainda existe a confiança do segmento na vanguarda tecnológica do segmento no continente.
“Devemos terminar o ano, em termos de volume, no terceiro ou quarto lugar. Isso é uma tendência. No entanto, onde está o foco do aftermarket? Este foco permanece na Europa, justamente porque temos legislação mais robusta e companhias independentes podem confiar em estruturas legais para fornecer soluções. É por isso que ainda somos líderes no quesito inovação”, destacou Johannes.
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A organização do evento, a propósito, admite que a eletrificação é um desafio para o setor. Todavia, para a Automechanika, o aftermarket está pronto para encarar a eletromobilidade. E mais: pronto para conviver com soluções energéticas distintas.
“Não é apenas sobre veículos elétricos. Devemos estar preparados para todo e quaisquer tipos de tecnologia que se encaixem nos países”, pontuou Frank Schlehuber, consultor sênior de aftermarket da CLEPA (Associação europeia de fornecedores automotivos). Para auxiliar no processo, inclusive, a entidade irá apresentar na Automechanika estudo com os principais fatores que influenciam e mudam a dinâmica do mercado de reposição.
O representante da CLEPA também comentou que, embora já olhe com carinho para a eletromobilidade, o aftermarket sabe que o segmento ainda não é a maior fatia do bolo.
“Acreditamos que o crescimento nas vendas de veículos elétricos deve diminuir nos próximos anos. Mesmo assim, é importante saber como um automóvel pode ter uma vida útil prolongada de modo seguro e acessível”, frisou Schlehuber.
Automechanika 2024 em números
A Automechanika Frankfurt 2024 está, ao que parece, pronta para debater todas as questões já citadas e também demais tópicos de interesse, como uso de IA em concessionárias, economia circular, e-commerce e novos modelos de negócios na indústria de carros clássicos. Não é à toa. Segundo Olaf Mußhoff, foram 18 meses de planejamento para levar a feira ao mundo.
A Messe Frankfurt terá seus pavilhões recheados entre os dias 10 e 14 (terça e sábado). Serão 4.200 expositores de cerca de 80 países e visitantes de 170 países. “Todos os principais players estarão na Automechanika 2024. A marca Automechanika mostra, com isso, que está mais forte que nunca”, destacou Mußhoff.
A edição de número 27 da maior feira de autopeças do mundo é a grande estrela da constelação Automechanika. Isso porque existem outros 13 eventos espalhados pelo mundo com o mesmo nome e sob a mesma batuta.
Na América do Sul, por exemplo, há a Automechanika Buenos Aires, que ocorreu este ano em abril. Depois de Frankfurt, vale frisar, teremos ainda mais quatro eventos em 2024: Joanesburgo, na África do Sul, Xangai, na China, no emirado de Dubai e em Tashkent, capital do Usbequistão. A última feira é novidade no calendário.
“Muitas pessoas não estão familiarizadas com o Usbequistão. É importante dizer que vem ocorrendo um rápido desenvolvimento [do segmento] na Ásia Central e temos também que considerar a relevância da faceta geopolítica da região”, ponderou Johannes.
O diretor da marca Automechanika também mencionou a iniciativa “Ambition”, voltada para a geração Z. A ação, que será realizada pela primeira vez no evento alemão, pode chegar aos mercados internacionais no futuro. Contudo, enfatizou o executivo, tudo depende da performance em Frankfurt.
“Já temos um bom número de ingressos comercializados, mas precisamos esperar para avaliar o sucesso da iniciativa. Só para Frankfurt fizemos um investimento de seis dígitos e este próximo evento servirá de teste”, disse.
Se a geração Z mandar bem na Alemanha, a Automechanika poderá checar a possibilidade de levar a iniciativa para seus outros 13 eventos. Antes, porém, uma pausa para análise e diplomacia.
Fonte: Automotive Business