AUTOCOM mostra inovações e tendências mundiais ao varejo brasileiro


Feira Internacional de Tecnologia para o Comércio, realizada entre os dias 5 e 7 de abril, completou 21 anos quebrando recordes e consolidando-se como a maior do segmento na América Latina
AUTOCOM mostra inovações e tendências mundiais ao varejo brasileiro

O comércio foi um dos setores mais impactados pela pandemia. No início, as medidas de isolamento social em muitos segmentos – felizmente não nos varejos de autopeças – afastaram os consumidores das lojas. A solução, meio que no susto, foi acelerar a oferta de produtos pelos meios digitais. Este processo teve como consequência levar ao comércio eletrônico muitos clientes que antes não compravam pela internet.

O resultado disso é o que tem sido chamado de Novo Varejo – sim, agora nós aqui somos a própria definição do varejo! – e este varejo que nasce após dois anos é totalmente multicanal e automatizado. Talvez por enquanto ainda não no mercado de autopeças, mas não se iluda: também o aftermarket automotivo será fortemente impactado pelas transformações. Se sua loja ainda não foi, é só uma questão de tempo. A tendência foi mais que confirmada na feira e no congresso AUTOCOM 2022- Feira Internacional de Tecnologia para o Comércio, realizada no complexo de exposições do Center Norte, em São Paulo, entre os dias 5 e 7 de abril. Em 2022, o evento completou 21 anos quebrando recordes e já consolidado como o maior em seu segmento na América Latina.

PRESENÇA

A primeira surpresa que tivemos logo que chegamos ao Center Norte foi dar de cara com nada menos que quatro feiras sendo realizadas simultaneamente. Isso mostra que os eventos presenciais voltaram com tudo e o público está com apetite para ver novidades e reativar fisicamente sua rede de relacionamento.

E assim foi também na Autocom. E nos corredores da exposição o público pode ver que as empresas de automação e soluções digitais para o varejo responderam rápido às demandas impostas pela pandemia buscando o amadurecimento da atuação digital, agora integrada à infraestrutura física. Lá estavam 150 expositores, entre fabricantes de hardware e software, revendedores / integradores, AIDC / RFID, empresas de meios de pagamento, startups, e-commerce, canais de distribuição, entidades parceiras representativas do setor e usuários das tecnologias.

E o público-alvo atendeu ao chamado. A AUTOCOM 2022 recebeu visitação recorde 70% maior que na edição anterior e trouxe os maiores players do mercado e as principais tendências do setor.

Lançamentos e novidades da AUTOCOM 2022

Com mais de 150 marcas expositoras, a feira proporcionou ao visitante acesso a tudo o que existe de mais inovador em soluções de tecnologia e automação para o comércio, sendo que todas essas soluções já estão disponíveis para adoção e adaptadas ao mercado brasileiro. “Mais do que um evento de tendências, a AUTOCOM auxilia o varejista que precisa encontrar alternativas imediatas para transformar seu negócio e aumentar sua eficiência”, diz Paulo Eduardo Guimarães, presidente da AFRAC – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços e responsável pela realização do evento. Entre as novidades apresentadas destacaram-se os selfs checkouts, soluções para delivery, totens de atendimento, meios de pagamento contact less, soluções de biometria, impressão, controle de acesso. Confira algum destas novidades. I

Inteligência artificial

A Fortics apresentou soluções de automação da sua plataforma omnichannel. Em destaque, tecnologias de inteligência artificial integradas à sua plataforma que podem tornar os processos de atendimento ao cliente mais autônomos. Com a integração de inteligência artificial à plataforma omnichannel da Fortics, o SZ.chat, as empresas podem automatizar atividades como resposta automática, campanhas de vendas, agendamentos de operações, envio de documentos e muito mais nos diferentes canais de relacionamento com o cliente que estão na solução. O SZ.chat reúne os principais mensageiros instantâneos e redes sociais, como WhatsApp, Webchat bidirecional, Facebook, Instagram, Microsoft Teams, Telegram, Signal, YouTube, além de MercadoLivre, Reclame Aqui, e-mail, SMS, voz em uma única plataforma de relacionamento e vendas.

Renda extra no varejo

A Fiserv – empresa de pagamentos e tecnologia de serviços financeiros – trouxe um hub integrador de múltiplos Pix, o SiTef (Solução Inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), que se apresenta como o trilho que conecta a diversas instituições financeiras e fintechs de forma “agnóstica” em todos os canais de captura integrados aos Provedores de Serviço de Pagamento (PSPs). O Pix Saque e Pix Troco permite que os estabelecimentos comerciais passem a ter uma opção de renda extra a cada transação, além de diminuir os custos com retirada e seguro de numerário e aumentar o fluxo de clientes nas lojas. Terminal de pagamento Android Com a proposta de aprimorar o relacionamento e melhorar a experiência do consumidor, a Gertec levou à feira o Tap2Pay, solução que transforma qualquer smartphone Android com NFC em um terminal de pagamento apenas com a instalação do aplicativo desenvolvido pela empresa. “A palavra inovação está lado a lado com esse mercado, e nossas novas soluções atendem as necessidades e demandas emergentes no mundo e que irão figurar no contexto dos próximos anos para a automatização dos processos do comércio, além de aportar experiência tanto do usuário, quanto do consumidor final”, contou Mateus Larrabure, Head de Varejo da Gertec.

Equipamentos de autoatendimento

A empresa Ingenico marcou presença com diversas novidades, com destaque para o lançamento dos equipamentos de autoatendimento da Série SELF e à apresentação de tecnologias exclusivas como o PPaaS, inovadora Plataforma de Pagamento como Serviço baseada em Nuvem da Ingenico. Construído em uma tecnologia baseada em nuvem completamente nova, o PPaaS é um componente-chave para a evolução dos Pontos de Venda (PDV) em verdadeiros facilitadores de negócios omnichannel. A plataforma inclui, em uma só oferta, uma série de serviços que permitem, entre outras coisas, que adquirentes e fornecedores independentes de software criem opções de pagamento e de vendas personalizadas e mais atraentes para seus clientes, trazendo para as lojas físicas o que antes só era possível no comércio on-line.

Inovações no segmento automotivo

A Linx apresentou e demonstrou soluções de gestão, pagamentos e conectividade para diversos segmentos, entre eles o automotivo. A ferramenta Linx Autoshop é um sistema de gestão completo e omnichannel para centros automotivos, oficinas mecânicas, lojas de autopeças e pneus. Controle de estoque, variedade nos meios de pagamento e uma gestão fiscal completa são algumas das funcionalidades do software que ainda faz a ponte entre o físico e o digital, possibilitando ao varejista impactar os clientes em qualquer canal.

Meios de pagamento

A Stone apresentou o Stone Partner Program, um programa de parceria com o objetivo de integrar produtos a uma solução de pagamentos completa para gerar mais valor e rentabilidade para diversos negócios. Essa integração acontece com segurança, rapidez e facilidade, além de garantir uma melhor experiência para o parceiro e seus clientes. O programa conta com diversos benefícios para os parceiros de acordo com a trilha de crescimento e com um relacionamento humanizado e próximo para solucionar as dores e auxiliar a atingir o objetivo de cada negócio.

E MAIS:

Positivo – Apresentou seu portfólio de soluções em pagamentos. O visitante teve uma série de experiências utilizando essas soluções, como a simulação de um checkout utilizando a maquininha Smart POS L300. Além deste produto, foram destaques da marca no evento a linha Positivo by Nexgo, que tem quatro modelos diferentes e a SmartPOS L200.

Celer – Soluções e ferramentas de pagamentos, com tecnologia inteligente para empreendedores que desejam acelerar a capacidade do seu negócio e se tornar rapidamente uma fintech, agregando às suas soluções de automação, uma plataforma completa de produtos e serviços de adquirência, meios de pagamentos e Banco Digital.

Perto – Levou à feira terminais POS com desenvolvimento 100% nacional, Self-Checkout que automatiza o pagamento de compras em supermercados, farmácias e demais varejistas. Também oferece cofres inteligentes, depositários MoedAqui e terminal de utilizado para escolha de refeições, compra de ingressos, food services, cinemas e aeroportos.

Luxpay – Lançou o primeiro dispositivo Android 100% nacional, que traz autenticação de segurança do dispositivo Android através de software, e também o lançamento do mini POS de baixo custo e com impressora térmica. Todos eles fabricados na Luxpay na Zona Franca de Manaus.

Pricefy – Nova solução de comunicação omnimídia, com etiquetas eletrônicas, digital signage e trade marketing integrados à comunicação tradicional de preços. A startup, fundada em 2017 e adquirida em 2021 pela catarinense Selbetti, é uma plataforma para gerenciar a comunicação de produtos e preços do varejo físico.

Moderniza – Expos o primeiro ERP brasileiro genuinamente Omnichannel e que permite que as lojas físicas vendam online sem a necessidade de integração com outras plataformas. Tudo em um único lugar. Apresentou também o ModerBank, focado no varejista. Totalmente digital e integrado à plataforma ModerShop, facilita ao máximo a vida do empreendedor no Novo Varejo.

Opa! Suite – É uma plataforma de atendimento omnichannel capaz de gerar conexões e experiências únicas para que a empresa se posicione e faça parte de um novo mundo de negócios movido pela transformação digital. Posiciona a marca onde o cliente está, aumenta as as oportunidades de negócios e está disponível 24 horas por dia nas principais redes sociais do mercado – WhatsApp, Messenger, Instagram, Telegram, WebChat (direto do seu site), Telefonia ou outros.

Tectoy – Agora também é automação comercial levando hardwares com soluções completas ao varejo. Oferta de hardwares que possuem tecnologia de ponta, unida às soluções interconectadas entre varejo online e offline com um único objetivo: melhorar as experiências de consumo associada ao aumento do desempenho na rotina de vendas do comércio.

Congresso acelera debate sobre simplificação fiscal digital

Paralelo à feira, o Congresso AUTOCOM abordou temas urgentes que impactam o varejo, desde a Simplificação Fiscal Digital, passando pelo Delivery, Metaverso e chegando ao ESG. Assunto de grande demanda no evento, a Simplificação Fiscal Digital foi o tema de abertura do Congresso Autocom 2022.

A convite da AFRAC, o Deputado Federal Efraim Filho (União Brasil-PB), autor do Projeto de Lei Complementar 178/21, que institui o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias, cria a Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e) e a Declaração Fiscal Digital (DFD), participou do evento e afirmou que a perspectiva é que até o final do ano o projeto seja aprovado. “O Congresso entendeu a necessidade da sociedade civil de melhorar o ambiente de negócios desse (comércio e serviços), que é o segmento que mais arrecada e gera empregos no Brasil”, afirmou o deputado.

Ainda segundo Efraim Filho, esse projeto fez o caminho inverso, ou seja, saiu da vida real e foi para o plano legislativo. “Assim como o projeto da desoneração da folha de pagamentos, o PLC 178/21 é baseado no ganha-ganha. Meu papel é o de apenas liderar o processo de transformação dentro do Legislativo, mas o conhecimento da AFRAC e a mobilização da sociedade civil é fundamental”.

Para o presidente da AFRAC, Paulo Guimarães, o País está carente de propostas que, de fato, simplifiquem a questão tributária. A AFRAC traz uma alternativa viável e testada pelo setor produtivo que é aderente a qualquer uma das alternativas de Reforma Tributária em discussão no Congresso e Senado. Já o tributarista Eudaldo Almeida explicou que existe, hoje, a tecnologia necessária, tanto por parte do contribuinte como do Fisco, e para modernizar todo esse processo de arrecadação de impostos. “Por isso, o Congresso está mais sensível e consciente que chegou a hora da modernização”. Sobre a necessidade de uma Reforma Tributária mais abrangente, o diretor da AFRAC, Paulo de Castro, afirmou que todos já sabemos que o Brasil tem o sistema tributário mais complexo do mundo, mas não adianta discutir mais o problema, é preciso apresentar soluções. “Com a simplificação fiscal digital vamos resolver a questão das obrigações acessórias, enquanto ainda não se discute uma reforma mais abrangente”.

Fonte: Novo Varejo

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO