Promessa feita, promessa cumprida. A Audi fecha o mês de outubro com mais um pacote de lançamentos da linha Q5 e do RS Q8 para concluir as 13 estreias para 2025 anunciadas pela marca alemã no começo do ano.
Os lançamentos em lotes foram feitos durante a estrutura para o Audi Drive Experience que a fabricante promove para os clientes no Circuito PanAmericano, o campo de provas da Pirelli em Elias Fausto (SP).
Nesta leva, a Audi apresentou a terceira geração do Q5 nas versões SUV e Sportback, além da apimentada SQ5. No embalo, também foram lançados oficialmente o elétrico SQ6 e-tron e o RS Q8, a opção mais potente do crossover mais sofisticado da fabricante.
Como é o novo Audi Q5

Vamos começar pela terceira geração do Q5. Importado do México, o modelo usa a nova plataforma PPC, exclusiva para veículos a combustão da marca.
Com 4,71 metros de comprimento e 2,82 metros de entre-eixos, o novo Q5 usa o conhecido motor 2.0 turbo da família EA888, com o também manjado câmbio DSG de dupla embreagem e sete marchas. São 272 cv e 40,8 kgfm desde 1.900 rpm.
Uma novidade é a tração quattro ultra, espécie de evolução do sistema que distribui o torque sob demanda – até 50% para o eixo traseiro. Só que agora com a possibilidade de desacoplar o eixo cardã. Desta forma, segundo a Audi, o novo Q5 cumpre o 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
A gama terá duas carrocerias (SUV e Sportback) e quatro versões. Desde a Advanced o modelo oferece pacote ADAS robusto e sete airbags – além dos dianteiros frontais e laterais e do tipo cortina, há bolsa central para os ocupantes da frente.
Também fazem parte da lista de equipamentos som com oito alto-falantes, subwoofer e 180W de potência, câmera de ré, fechamento e abertura elétricos da tampa do porta-malas, ar-condicionado com três zonas, bancos com ajustes elétricos e apoio lombar, estacionamento automático e carregador de celular por indução.

Por dentro, o Audi Q5 oferece três tipos de revestimento (preto, marrom e bege) sem custo adicional, além da central multimídia com tela de 14,5” integrada ao display de 11,9” do Audi Virtual Cockpit Plus – o quadro de instrumentos eletrônico e configurável. Por fora, faróis full LED, rodas aro 20” e grade frontal cinza.
Já o Q5 S line recebe aquele pacote visual com proposta esportiva. Tem tomadas de ar frontais estilo RS na cor preta, assim como a grade dianteira. O difusor traseiro, por sua vez, mescla preto com detalhes cinzas. Há pacotes cinza fosco e black, também sem custo.
Além disso, a versão topo de linha agrega faróis Matrix com controle digital dos fachos de luz, setas dinâmicas, rodas aro 21” da Audi Sport e teto panorâmico. Na cabine, bancos esportivos com encostos integrados, volante com base e topo retos e acabamento com detalhes de alumínio escovado.
Um dos destaques do Q5 S line é uma terceira tela, para o carona, de 10,9”. Os preços do Q5 e dos outros modelos apresentados pela Audi você vê no fim desta matéria.
Audi Q5 também tem versão esportiva para valer

Mas ao trocar a letra “esse” de lugar, o SUV fica brabo de verdade. No pacote de apresentações, a Audi importa também o SQ5, a opção esportiva da linha, com direito a motor V6 turbo, configuração Sportback e vários acertos na mecânica.
Vamos direto ao coração da criança. O novo Audi SQ5 carrega o motor 3.0 TFSI com seis cilindros em V, 367 cv de potência e 56,1 kgfm de torque máximo entre 1.700 e 4 mil giros.
O câmbio também é o automatizado S tronic de sete marchas aliado à tração nas quatro rodas sob demanda. Desta forma, o Audi SQ5 faz o 0-100 km/h em 4,5 segundos.
Para garantir toda essa performance, os ajustes necessários para o carro receber o prefixo “S”. Os discos de freio têm 10% a mais de diâmetro (360 mm) e os amortecedores de frequência seletiva regulam o fluido através das válvulas de forma independente – e conforme a necessidade de cada roda.
Além disso, o SUV esportivo é equipado com radiador auxiliar. E, em nome da aerodinâmica, traz entradas de ar diferentes, aletas nas extremidades logo abaixo dos para-choques dianteiros e a parte traseira inferior do veículo fechada.

Entre os diferenciais do Audi SQ5, pinças de freio vermelhas com a logo S, grade preta com detalhes cromados, faixa lateral em alumínio escovado e difusor traseiro com acabamento preto e alumínio foscos. Na traseira, quatro ponteiras de escapamento.
As lanternas de OLED oferecem oito opções de assinatura. Dentro, bancos esportivos com opção de cor vermelha e funções de massagem, aquecimento e ventilação.
Pedaleiras em aço inox com a inscrição S, volante com revestimento de couro perfurado e soleiras iluminadas também fazem parte do kit. Destaque ainda para os nove airbags (incluem os laterais nas portas traseiras) e o som Bang & Olufsen com 16 alto falantes e 685 W.
Elétrico e superesportivo na área

Ainda na seara dos esportivos, a Audi também aproveitou para mostrar o SQ6 e-tron, inicialmente apenas na variante Sportback. O SUV elétrico usa a plataforma PPE, bateria com 100 kWh de capacidade e arquitetura de 800 volts.
O conjunto proporciona 517 cv e 80 kgfm. Com coeficiente aerodinâmico de Cx 0,30, o Audi SQ6 e-tron promete 0 a 100 km/h em 4 segundos e autonomia de 428 km. A carga rápida, de 30% até 80%, é feita em 21 minutos.

Por fim, a cereja do bolo – mas para o bolo de poucos: o Audi RS Q8 (os preços estão logo abaixo, mas já adianto que passa fácil de R$ 1 milhão). Versão mais esportiva do maior SUV da marca alemã, o modelo usa motor V8 biturbo 4.0 com sistema híbrido leve de 48V. O câmbio é o automático Tiptronic de oito marchas.
É o motor de combustão mais potente produzido pela Audi até hoje. São 640 cv a 6.000 rpm de potência máxima e torque de 86,7 kgfm de 2.300 a 4.500 rotações, com 0-100 km/h em 3,6 segundos e velocidade máxima de 305 km/h.
Para ajustar essa fera, freios de cerâmica, suspensão pneumática e eixo traseiro esterçante. O escapamento tem modulação de ruído e as rodas são aro 23”.
O carro ainda oferece uma infinidade de personalizações: duas opções de detalhes externos, quatro de capas dos retrovisores, sete de rodas, três cores de pinças de freio, cinco pacotes de design interior e duas opções de volante. Sem falar nas nove cores externas disponíveis.
Preços dos últimos lançamentos da Audi
- Audi Q5 SUV Advanced : R$ 424.990
- Audi Q5 Sporback Advanced: R$ 454.990
- Audi Q5 SUV S line: R$ 484.990
- Audi Q5 Sporback S line: R$ 499.990
- Audi SQ5 SUV: R$ 629.990
- Audi SQ5 Sportback: R$ 644.990
- Audi SQ6 Sportback e-tron: R$ 684.990
- Audi RS Q8: R$ 1.339.990
Fonte: Automotive Business






















