A Audi Brasil anuncia o lançamento do seu novo aplicativo Audi e-tron, que já está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos dos sistemas iOS e Android, e no site www.audi.com.br/br/web/pt/customer-area/app-e-tron.html. O objetivo é integrar a rede de carregadores elétricos da marca e seus parceiros disponíveis em todo o país e, com isso, fomentar a mobilidade sustentável no território nacional.
Com uma interface simples e intuitiva, o aplicativo permite ao usuário, após o breve cadastro do veículo, ter acesso à rede de estações de recarga rápida de 150kW presentes nas 40 concessionárias da marca e também nas estações de recargas instaladas em shoppings, hotéis, prédios comerciais, supermercados, restaurantes, entre outros. Motoristas com veículos de todas as marcas podem acessar o aplicativo.
Além da localização, o usuário terá todas as informações sobre a disponibilidade e potência de cada carregador de forma online, permitindo assim um melhor planejamento da viagem e do processo de carregamento. O cliente poderá selecionar seu veículo, ter todo o seu histórico de recarga realizada durante os meses, selecionar os locais favoritos bem como traçar rotas até o carregador através dos aplicativos de navegação disponíveis e também receber informações em tempo real do nível de carga da bateria.
“Estamos presenciando em tempo real a transição para a mobilidade elétrica e neste momento é essencial a união de forças entre os players do setor automotivo para que os usuários tenham não apenas cada vez mais opções de veículos eletrificados, mas também uma rede adequada e integrada para atender à demanda crescente de carregadores. Com o novo aplicativo Audi e-tron, queremos aproximar os usuários das estações de recarga, otimizando o seu tempo e deslocamento”, destaca Renato Celiberti, Gerente Sênior de Gerenciamento de Produto da Audi do Brasil.
Os clientes da Audi terão benefícios exclusivos ao acessar o aplicativo, como descontos no valor das recargas e possibilidade de reserva das estações de recarga, conforme disponibilidade, realizando a liberação de recarga através do QR Code disponíveis nas estações. A marca das quatro argolas tem o objetivo também de atrair novas parcerias para fortalecer a rede de carregamento elétrico no país. Para os clientes da marca, não haverá tarifa de recarga. Já para os clientes de outras fabricantes, será cobrada uma tarifa média sugerida de R$ 3,50 por KW nas concessionárias da Audi do Brasil.
O aplicativo foi desenvolvido pela Easy Volt, startup de mobilidade elétrica pioneira em serviços de CaaS (Charge as a Service) no Brasil e que já recebeu duas rodadas de investimento da Vibra Energia. Além do desenvolvimento e da operação do aplicativo, também ficou a cargo da Easy Volt o suporte ao usuário, fornecido em regime de 24 horas X 7 dias por semana por meio de uma linha telefônica 0800.
De acordo com o CEO da Easy Volt, Gustavo Tannure, “o app e-tron é mais um case de sucesso que vai ao encontro da estratégia de eletrificação da Audi do Brasil. E mostra a capacidade da Easy Volt em atuar com excelência em qualquer etapa da cadeia de valor da eletromobilidade no que se refere à infraestrutura de recarga, já que somos a empresa mais verticalizada desse segmento”.
Eletrificação na Audi do Brasil
A eletrificação é um dos pilares da Audi do Brasil e desempenha um papel central em sua estratégia de vendas. Em 2022, a marca atingiu o recorde de vendas de veículos eletrificados no Brasil desde o início da comercialização desses veículos no país, em 2020. Somando as vendas de veículos elétricos e híbridos, a fabricante atingiu o recorde de 912 unidades, contra 252 unidades em 2021 e 183 unidades em 2020. Em 2023, a marca das quatro argolas cresceu 18,9% as suas vendas na comparação com 2022. O resultado foi puxado pelo modelo Audi Q5, que teve uma alta de 38% em 2023 em relação ao ano anterior e oferece a variante híbrida Audi Q5 híbrido plug-in. Até o momento, já foram vendidos mais de 2.000 veículos eletrificados no Brasil.
Globalmente, a venda de modelos 100% elétricos em 2023 atingiu o total de 178 mil unidades, um aumento de 51% na comparação com 2022. Nesse contexto, a América Latina teve suas vendas alavancadas pelo Brasil.
Em termos de produtos, a marca possui a sua linha completa de veículos no Brasil inserida na hibridização, possuindo desde modelos híbrido leve e híbrido plug-in até totalmente elétricos. Recentemente, a marca estreou o novo Audi Q8 e-tron, que representa o início de uma nova fase de eletrificação da marca no mundo, estreando uma nova nomenclatura, linguagem visual e uma bateria com capacidade 20% maior em relação ao modelo anterior.
A marca possui objetivos concretos de curto, médio e longo prazo. Serão lançados 20 novos modelos eletrificados até 2026. Em 2033, todos os lançamentos da marca serão elétricos. Em 2050, o objetivo é neutralizar as emissões de carbono, incluindo toda a cadeia produtiva, fornecedores e parceiros.
Investimentos em infraestrutura elétrica
A Audi do Brasil é uma das fabricantes pioneiras e com o maior investimento em carregadores de carga rápida no Brasil. Desde o início de 2019, a Audi já investiu mais de R$ 87 milhões em infraestrutura de recarga no país, sendo. Os valores estão divididos da seguinte forma: R$ 20 milhões em 40 carregadores da rede de concessionárias; R$ 10 milhões em carregadores de 22kW em pontos de conveniência em mais de 100 em todo o Brasil (shoppings, restaurante, hotel, supermercados),. Além disso, foram investidos R$ 33 milhões para instalação de 18 carregadores DC (sendo 17 de 150kW e 1 de 350KW), mais dois carregadores de 22 kW AC, em rodovias juntamente com EDP, Volkswagen e Porsche. Por fim, foram 24 milhões recentemente investidos na parceria com Raízen e Porsche para mais 20 carregadores ultrarrápidos (150kW) na rede de postos Shell.
Recentemente, a marca das quatro argolas anunciou uma parceria com a rede Shell para a instalação de 15 estações de recarga em locais estratégicos. Elas estão localizadas em rodovias que ligam cidades como Curitiba a Porto Alegre, região dos lagos e serrana do Rio de Janeiro, Brasília a Goiânia, Recife a Porto de Galinhas, além da ligação de São Paulo ao litoral norte e ao interior do estado . Essa nova rede é composta por carregadores rápidos de 150 kW, que carregam os veículos da marca de 0% a 80% em aproximadamente 30 minutos.
A Enel X, parceira da Audi do Brasil, forneceu um total de 40 carregadores de 150kW para os concessionários da marca das quatro argolas no país. Além disso, realizou a instalação de alguns destes eletropostos na rede de concessionários e participou ativamente do desenvolvimento e integração dos seus carregadores no aplicativo da Audi do Brasil, garantindo a completa jornada do cliente e fomentando a eletromobilidade no país.
Audi do Brasil
A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes.
Atualmente, a Audi se consolidou como uma das marcas mais desejadas do Brasil, estando presente com a sua sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico, em Vinhedo, e a fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR).