Com a revelação do Audi Concept C em Milão, na Itália, a Audi está mostrando uma prévia do design dos seus futuros modelos. As quatro argolas estão um passo à frente: em um mundo cada vez mais complexo, a Audi reforça seu compromisso com a clareza. A nova filosofia de design integra uma reestruturação na marca e representa um novo começo para a companhia. Produtos, processos e estruturas são focados no essencial, criando espaço para inovação e liderança tecnológica.
Realizado sob o lema “Busque a clareza”, o evento em Milão também marca o próximo capítulo na transformação das quatro argolas. Com um design focado na clareza, a Audi dá um passo ousado em direção a uma estética minimalista e atemporal que continuará a diferenciá-la diante da acirrada competição no setor automotivo. Não é por acaso que esse recomeço ocorre na cidade que há séculos é sinônimo de design, tecnologia e personalidades marcantes. Hoje, poucas ideias continuam a inspirar tanto quanto as do Renascimento. “O pensamento visionário e a vontade de ir além do convencional são inspirações para a Audi”, afirma Gernot Döllner, CEO da Audi AG. É por isso que a capital italiana do design é o lugar perfeito para começar uma nova era. Aqui, o ideal que a Audi persegue se torna tangível.

Uma nova filosofia de design focada na clareza
A nova abordagem é evidenciada por uma linguagem de design que incorpora de forma inequívoca a identidade da marca. A Audi representa design diferenciado, qualidade inquestionável e sofisticação.
“A simplicidade está no centro de nossa abordagem. Alcançamos a clareza reduzindo tudo ao essencial”, afirma Massimo Frascella, Diretor de Criação da Audi AG. Isso se aplica não apenas ao exterior dos veículos, mas também ao seu interior. As mais recentes inovações tecnológicas e materiais são utilizados precisamente onde quer que criem novas possibilidades aos clientes – e medidas mínimas têm impacto máximo.
Para Frascella, essa abordagem se refere ao que torna um carro desejável, além da experiência racional. As emoções, portanto, desempenham um papel importante na filosofia de design. “Queremos moldar uma marca capaz de inspirar desejo e criar impacto cultural”, completa o executivo.

O Audi Concept C antecipa o design de futuros modelos
O Audi Concept C, que estará em exposição também no IAA em Munique, é a primeira manifestação dessa nova filosofia de design. O carro-conceito antecipa o design dos futuros veículos e oferece uma nova experiência interna, incorporando princípios universais de design: redução ao essencial – sem linhas ou elementos supérfluos – e um compromisso com a clareza geométrica. Ele é definido pela estrutura vertical inspirada no icônico carro de corrida Auto Union Type C. A orientação vertical do design do veículo foca o olhar. A redução ao essencial também se reflete no interior, que liberta os usuários de distrações e fornece as informações certas na hora certa por meio de tecnologia inteligente.
“Nossa história é marcada por avanços ousados em inovação e tecnologia de ponta, combinados com um foco inabalável na clareza do design”, enfatiza Döllner. “Nossos modelos mais lendários incorporam perfeitamente essa combinação”, prossegue. O sistema de tração integral quattro da Audi revolucionou o mundo automotivo. No automobilismo, a marca triunfou graças aos motores potentes, materiais inovadores e design aerodinâmico – uma receita de sucesso que influenciou o desenvolvimento de veículos muito além das pistas de corrida.

A filosofia de design permeia todos os aspectos da empresa
O retorno ao que exemplifica a Audi e a redução ao essencial desempenham um papel central não apenas no design: “A forma como projetamos nossos veículos é a maneira como moldaremos nossa empresa”, afirma Döllner. A nova filosofia de design é, portanto, um princípio corporativo para a Audi que se refletirá no design do portfólio de modelos e da gama de produtos, bem como na estrutura organizacional da empresa. “Clareza é um ethos e a bússola que guiará a Audi pelos tempos que virão”, afirma Döllner.
A apresentação da nova filosofia de design em Milão representa um novo começo. “A fase de balanço acabou. Agora é a hora de olhar para o futuro e acelerar. Estamos nos concentrando no que realmente importa para estabelecer padrões em design e qualidade”, comenta o CEO da Audi AG.
“A base para reestruturação da empresa foi lançada”
A empresa vem pressionando por mudanças profundas desde 2023 com sua Agenda Audi. No primeiro semestre de 2025, a Audi continuou a impulsionar sua implementação para fortalecer suas capacidades inovadoras e preparar seu modelo de negócios para o futuro.
“Agora estamos vendo os primeiros sucessos”, diz Döllner. “Por exemplo, com nossas iniciativas e portfólio focado que nos permitem investir em qualidade e inovação. Ou em nosso modelo de negócios para a China, onde demonstramos mais uma vez o espírito pioneiro com nossa nova marca irmã, a AUDI.” O acordo para o futuro firmado pelo Conselho de Administração e pelo Conselho de Empresa em março também fortalece a preparação para o futuro e a competitividade da empresa. Além disso, a Audi está investindo cerca de oito bilhões de euros em suas unidades na Alemanha até 2029.
Ofensiva de modelos da Audi continua
Até o final deste ano, a Audi terá lançado mais de 20 novos modelos em 24 meses, tornando seu portfólio o mais jovem do segmento premium. Após a substituição de modelos principais, como o Audi A6 na primavera e o Audi Q3 no verão, a marca apresentará o Q3 Sportback e-hybrid no Salão do Automóvel de Munique (IAA).
A Audi deve dar continuidade à sua ofensiva de modelos no próximo ano. Outras novidades incluirão um modelo de entrada totalmente elétrico, que será produzido em Ingolstadt, na Alemanha, a partir de 2026, e modelos esportivos Audi Sport. A combinação de modelos totalmente elétricos, híbridos plug-in e uma nova geração de veículos com motor de combustão garantirá uma posição sólida e flexível nos principais mercados da Europa, China e América do Norte, à medida que a transição para a mobilidade elétrica avança.
Audi do Brasil
Este é um momento único para a Audi do Brasil, que já lançou 09 veículos no mercado nacional neste ano: A3 Sportback, A3 Sedan, RS 3 Sedan, SQ6 Sportback e-tron, Q6 Sportback e-tron, RS 6 Avant GT, RS Q8 Performance, A5 e A6 e-tron. No total, serão 13 novos produtos em 2025, incluindo novo Q5 no último trimestre deste ano, e vários outros modelos em 2026. Essa ofensiva de lançamentos apoiará a marca e o varejo, abrindo um novo capítulo para a Audi no Brasil. A marca comemorou 30 anos de presença no Brasil em 2024, uma jornada repleta de desafios e conquistas.
A marca das quatro argolas se estabeleceu no País e possui concessionárias em todas as regiões, com mais de 40 lojas, sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.
A Audi do Brasil possui uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nas áreas de eletrificação, redução de emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. A Audi é pioneira na agenda ESG ao promover a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga em todo o Brasil, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros locais. A empresa está comprometida em moldar a mobilidade premium progressiva do futuro e gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.