Atenção aos cuidados com o carro no inverno

Em temperaturas menores é preciso garantir a manutenção do automóvel
Atenção aos cuidados com o carro no inverno

Carros são meios de transporte resistentes, porém, demandam muita atenção para manter o pleno funcionamento de todas as partes e a segurança dos usuários. Em temperaturas menores, como as experimentadas por grande parte do Brasil durante o inverno, é preciso ter cuidados especiais para proteger e garantir a manutenção do automóvel.

O primeiro componente que necessita de cautela é a bateria. Um dos itens mais importantes para o funcionamento de muitos equipamentos que trazem segurança e conforto dentro do automóvel, a bateria pode sofrer uma sobrecarga desencadeada pelo frio, o que compromete o desempenho do carro. A recomendação é evitar o uso de centrais multimídias, faróis e outros dispositivos enquanto o veículo permanecer estacionado.

Outro ponto de atenção são as palhetas utilizadas para limpar o para-brisas. Muito importantes para garantir a visibilidade do condutor, as palhetas podem ressecar em temperaturas baixas e perder a eficiência. “É interessante que a troca seja feita, para garantir a segurança da condução do veículo”, alerta Junior Ruciretta, CEO da Multifilmes, empresa especializada em aplicação de películas em automóveis e residenciais.

pintura também sofre bastante com o frio. Os ventos, as chuvas e as geadas, caso tenha na sua região, são capazes de danificar a lataria, se exposta por muito tempo a essas condições. Nesses casos, o indicado que você lave seu carro a cada duas semanas e, se possível, instalar uma película protetora na lataria do carro. “No mercado, existem películas aplicadas em todo o veículo e que protegem a pintura do carro da ação do clima e de arranhões. Elas são totalmente incolores e, além da proteção, ainda dão brilho à pintura, sem modificar a cor original e dispensa a necessidade de mudança no documento”, explica Junior.

Apesar de não parecer, o ar-condicionado também precisa de atenção no inverno. As baixas temperaturas fazem com que usemos o ar no modo quente, que foi negligenciado durante todo o verão e este pode ser casa para diversas bactérias e fungos. Trocar o filtro vai fazer bem para o aparelho e para a sua saúde. “Também é importante deixar ligado no modo frio, para evitar que os componentes rachem”, completa o especialista.

E, para finalizar, os pneus são itens que precisam de uma atenção ainda maior. No frio, a pressão muda e é importante monitorar a calibragem para garantir a eficiência e evitar acidentes. Não é necessário aumentar ou diminuir a calibragem indicada pelo fabricante, apenas mantê-la.

Informações
Oficina da Comunicação Integrada
Amanda Melo
+55 (11) 2275-0833
www.oficina.inf.br
facebook/oficinadacomunicacao
@oficinadacom

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO