A produção de veículos acumulada até o final de setembro cresceu 6,3% sobre a mesma base em 2021, apontaram os dados da Anfavea, a associação que representa as montadoras no país, divulgados na sexta-feira, 7. Saíram das linhas no período 1,7 milhão de unidades.
Segundo o presidente da entidade, Marcio de Lima Leite, a alta da produção verificada nos nove meses responde a uma melhora no cenário de entrega de componentes, que tornou mais regular as atividades produtivas, além de acompanhar o aumento da demanda nas vendas internas e nas exportações.
Deste total, 1,6 milhão de unidades correspondem aos modelos leves. O volume representa alta de 6,3% sobre o volume produzido no janeiro-setembro do ano passado. A produção total de caminhões, por sua vez, caiu 1,4%, com 116,6 mil unidades. A fabricação de ônibus chegou a 23,8 mil unidades, alta de 63%.
Apenas em setembro, a produção total de veículos no país somou 207,7 mil unidades, alta de 19% sobre o mesmo mês no ano passado. O desempenho foi 12% inferior ao verificado em agosto, interrompendo, portanto, uma sequência de crescimento que vinha acontecendo desde junho.
A quantidade de veículos em estoque saltou de 164,8 mil unidades para 176,3 mil unidades entre agosto e setembro, indicou o balanço da Anfavea. O volume corresponde a 27 dias úteis de vendas, um quadro que, segundo Leite, “se mantém em total normalidade”.
Já o nível de emprego se manteve praticamente estável no agosto-setembro com quadro formado por 104 mil funcionários, o maior número desde abril do ano passado.
Fonte: Automotive Business