Arrumar o motor é muito caro; manutenção evita grandes gastos

Manutenção preventiva ajuda a manter a saúde do motor em dia com um custo muito menor em relação a eventual conserto do propulsor
Arrumar o motor é muito caro; manutenção evita grandes gastos

Quando se fala em conservação do carro, o ditado popular “prevenir é melhor do que remediar” define com exatidão a melhor maneira de cuidar do veículo. A manutenção preventiva evita o surgimento de problemas mecânicos, que, se agravados, podem fundir o motor. E fazer a retífica do motor causa impacto no bolso.

O gasto com a retífica costuma ser muito maior em relação a serviços de manutenção, além do tempo maior parado para conserto. Ela tem um custo alto, variando conforme o grau da avaria, pois envolve o desmembramento de todo o motor, analisando o estado de cada componente, para que as peças danificadas sejam trocadas.

Para que a saúde do motor esteja em dia, o ideal é que a manutenção seja feita uma vez por ano ou a partir dos 10 mil quilômetros rodados.

Sujeira dificulta funcionamento de peças

Um grande vilão do motor é a sujeira. Ao levantarmos o capô dianteiro, os componentes do carro devem estar sempre limpos. Existem produtos específicos para esse tipo de limpeza. O excesso de sujidade sobre o motor e outras peças pode obstruir o radiador, por exemplo, e causar superaquecimento no sistema de refrigeração, o que é um perigo ao motor.

“O desengraxante Loctite SF 7839 Power One tem fórmula concentrada para remoção de óleos, graxas, gorduras e outros resíduos do motor, e também do chassi, rodas, maquinários, entre outros. A limpeza regular da superfície do motor permite seu funcionamento pleno e eleva sua vida útil”, explica Célio Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel para a América Latina.

Outra dica simples e valiosa para a saúde do motor é verificar se a mangueira do radiador não tem perfuração ou rachadura no cabo, porque a mangueira danificada pode gerar vazamento de fluído e dificultar a refrigeração do motor.

Distâncias curtas e “anda e para” desgastam do carro

A manutenção é ainda mais importante para carros que são submetidos a “uso severo”. É definido como uso severo os veículos que constantemente enfrentam congestionamentos e que circulam de forma comercial pelas cidades. O “anda e para” frequente do veículo gera maior desgaste. Os carros utilizados para pequenas distâncias também sofrem desgaste maior, pois a temperatura interna do carro nem sempre atingiu o ideal em rotas curtas. Já o uso leve é definido por carros que fazem percursos mais longos (em estradas, por exemplo).

“A circulação urbana acaba gerando um desgaste não apenas do motor, mas do veículo em geral. Uma manutenção eficiente vai aferir o grau desse desgaste e verificar a necessidade de soluções em lubrificantes, desengripantes, vedantes, entre outros, que protegerão o carro contra problemas graves, como um motor fundido”, acrescenta o profissional da Henkel.

Quando a retífica se torna o único caminho, é importante escolher profissionais que façam a montagem correta do motor. A utilização de produtos anaeróbicos, como o Loctite 243, promovem o travamento de peças roscadas e o uso de vedantes anaeróbicos ou a base de silicone protegem os flanges contra a corrosão e a oxidação.

“A montagem do motor requer a utilização de produtos de alta performance para assegurar um serviço eficiente. A Loctite oferece soluções para travamento de conexões roscadas, vedação de flanges usinadas, montagem dos selos dos motores e vedação do cárter”, complementa Célio Renato Ruiz.

Sobre a Henkel

A Henkel opera globalmente com um portfólio diversificado e bem balanceado. A companhia mantém posições de liderança com suas três unidades de negócio, tanto em mercados industriais como de consumo, graças a marcas fortes, inovações e tecnologias. Henkel Adhesive Technologies é líder global no mercado de adesivos — em todos os segmentos industriais no mundo todo. Em seus negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care, a Henkel mantém posições de liderança em muitos mercados e categorias ao redor do mundo. Fundada em 1876, a Henkel conta com mais de 140 anos de sucesso. A Henkel emprega mais de 53.000 pessoas globalmente — uma equipe apaixonada e altamente diversificada, unida por uma forte cultura organizacional, um propósito comum de criar valor sustentável e valores compartilhados. Como líder reconhecido em sustentabilidade, a Henkel mantém posições de liderança em muitos índices e rankings internacionais. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice DAX da bolsa de valores alemã. Para mais informação, por favor visite o site da Henkel.

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 65 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 970 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.

Contatos com a imprensa
Rafael Bullara
(11) 99688-6553 – rafael.bullara@inpresspni.com.br
Bruno Thadeu Prado
(11) 96574 9461 – bruno.prado@inpresspni.com.br
Carla Marcondes
(11) 4871-1446 | (11) 98766-6866 — carla.marcondes@inpresspni.com.br

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO