
A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos apoia a Semana Nacional do Trânsito 2025, que será realizada em todo o Brasil de 18 a 25 de setembro. Promovida anualmente pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, a campanha deste ano traz o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, alertando para os impactos da pressa e da imprudência nos acidentes e reforçando a importância de uma cultura de respeito e responsabilidade nas vias.
O trânsito é um espaço coletivo, no qual todos motoristas, motociclistas, ciclistas, caminhoneiros e pedestres precisam adotar atitudes conscientes para preservar a vida. Desacelerar é mais do que reduzir a velocidade: é agir com empatia e responsabilidade. Pensando nisso, a ANIP reuniu algumas orientações destinadas aos diferentes públicos que fazem parte do trânsito. Confira algumas dicas práticas que podem salvar vidas:
1 – Motoristas: realize manutenções preventivas, respeite os limites de velocidade e evite distrações com o celular.
2 – Motociclistas: utilize sempre o capacete e equipamentos de proteção, redobre a atenção em corredores e fique atento aos pontos cegos de veículos maiores.
3 – Ciclistas: sinalize mudanças de direção, use roupas refletivas e equipamentos de proteção, além de manter boa hidratação e alimentação.
4 – Caminhoneiros: respeite seus períodos de descanso e planeje a rota com antecedência e nunca dirija cansado.
5 – Pedestres: utilize faixas e passarelas sempre que possível, evite o uso de celular ao atravessar ruas e mantenha atenção ao entorno.
6 – Pais e responsáveis: eduquem crianças e adolescentes sobre comportamento seguro no trânsito, reforçando o uso do cinto de segurança e da cadeirinha adequada.
7 – Usuários de transporte coletivo: aguardem o veículo em local seguro, respeitem filas e embarquem com calma, evitando empurrões e quedas.
Segurança começa pelos pneus
A ANIP reforça que os pneus são o principal ponto de contato entre o veículo e o solo, desempenhando papel essencial para a segurança de todos no trânsito. Por isso, é fundamental:
• Calibrar os pneus semanalmente.
• Verificar as condições de desgaste por meio do indicador TWI.
• Realizar substituições quando necessário, garantindo melhor aderência e eficiência na frenagem.
Sobre a ANIP
Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 11 empresas (Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Maggion, Michelin, Pirelli, Prometeon, Rinaldi, Titan e Tortuga) e 21 fábricas instaladas no Brasil, em 7 estados. O setor emprega diretamente 32 mil pessoas e mais de 500 mil de forma indireta.
A ANIP trabalha na gestão da coleta e destinação de pneus inservíveis desde 1999, e criou em 2007 a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência em logística reversa, sendo a maior da América Latina e a 3ª maior do mundo no setor de pneus.