“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Anfavea confirma 14 marcas no Salão do Automóvel

23/01/2025

Salão do Automóvel pode acontecer em 2025 após hiato de sete anos
  • Associação diz que evento acontecerá em novembro e espera presença de 20 montadoras

Por Vitor Matsubara

A Anfavea afirmou que 14 marcas já fecharam acordo para participar do Salão do Automóvel de São Paulo. O evento, aliás, está confirmado para os meses de novembro e dezembro. Falta, porém, fechar a data exata do começo da mostra.

“Ainda não definimos se (o Salão) começa no dia 21 ou 22 de novembro. Então a data de término pode ser no dia 30 de novembro ou 1 de dezembro”, disse André Jalonetsky, diretor de comunicação da Anfavea.

A expectativa da associação é que 20 marcas participem do evento, que voltaria a acontecer após um hiato de sete anos. A última edição aconteceu em outubro de 2018 no São Paulo Expo, na capital paulista.

A tendência é que o Salão volte a ser realizado em sua “velha” casa: o Pavilhão de Exposições do Anhembi. O espaço passou por completa reforma, com reinauguração em 2024. O local foi modernizado e, entre as mudanças, houve a instalação de um sistema de climatização.

Diferença de preço revelada por Gandini surpreendeu Anfavea

A Anfavea disse que se surpreendeu com as declarações de José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil. Com demandas atendidas, a marca confirmou presença no Salão.

O executivo reclamou de uma suposta diferença de preços no valor cobrado pela RX, empresa responsável pela organização do Salão do Automóvel. Essa disparidade chegaria a 60% em relação ao orçamento apresentado às montadoras com fábrica no Brasil.

André afirma que a Anfavea estava ciente da diferença de preço pelos estandes do Salão do Automóvel. Segundo ele, as empresas teriam entrado em acordo sobre essa dinâmica em uma reunião no fim de 2024.

Entretanto, a entidade disse que não esperava por uma disparidade tão grande.

Isso fez com que a Anfavea pedisse à RX uma política mais igualitária de preços para as montadoras interessadas em participar do evento. A associação, porém, admitiu que não tem poder para interferir na definição dos valores.

Anfavea quer áreas iguais para marcas no Salão do Automóvel

A Anfavea diz que o mesmo aconteceu em relação às áreas de exposição no Salão do Automóvel.

Na última terça-feira, 21, Gandini afirmou que a RX lhe ofereceu área máxima de 400 m2 quando sua intenção era adquirir um espaço de 500 m2 – o limite oferecido para as montadoras com produção nacional.

Segundo Jalonetsky, Anfavea e RX não sabiam da vontade da Kia em assumir um espaço maior e “atenderam prontamente” ao pedido de Gandini.

O limite de 500 m2 de área de exposição permanece o mesmo, mas a organização deve oferecer estandes menores (com 400 m2 ou menos) para fornecedores e demais empresas do setor automotivo.

O diretor da Anfavea afirmou que as montadoras que confirmarem presença no Salão até fevereiro poderão garantir o estande com o maior tamanho caso queiram. As condições, porém, podem não ser as mesmas após isso.

Fonte: Automotive Business

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