“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Aliança do Aftermarket Automotivo encaminha pautas do setor ao Congresso Nacional

Condução adotada busca preservar o ambiente institucional e as condições necessárias para seguir avançando, com o devido apoio, às causas apresentadas

12/02/2026

Presidentes das entidades que compõem a Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil estiveram no Congresso Nacional, em Brasília, para tratar dos interesses do mercado de reposição e reparação automotiva. Entre os presentes estavam Ranieri Palmeira Letão, presidente do SINCOPEÇAS BRASIL; Renato Fonseca, presidente da ANFAPE; José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM; Rodrigo Carneiro, presidente da ANDAP; Henrique Steffen, presidente da ASDAP; Raquel Preto e Sofia Preto, da Preto Advogados; e Douglas Pinheiro, Coordenador do Executivo da diretoria de Relações Institucionais da CNC.

De forma estratégica houve a orientação para que a pauta se mantivesse reservada neste momento a fim de evitar eventuais questionamentos mais sensíveis ao setor e a antecipação de trâmites que ainda estão em curso. Renato Fonseca destacou que as demandas do aftermarket automotivo receberam a merecida atenção e foram muito bem acolhidas e encaminhadas.

Ranieri Leitão adiantou que a condução adotada busca preservar o ambiente institucional e as condições necessárias para seguir avançando, com o devido apoio, às causas apresentadas.

Objetivamente, a presença das entidades que integram a Aliança do Aftermarket reforça a importância da atuação conjunta e do diálogo institucional em pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento do segmento de autopeças e do aftermarket brasileiro.

“Seguimos trabalhando de forma integrada, com responsabilidade e espírito de cooperação, fortalecendo a representatividade de um setor que gera empregos, movimenta a economia e presta um serviço essencial à sociedade”, assegurou o presidente do SINCOPEÇAS BRASIL.

Informes