Agronegócio e segmento industrial impulsionam setor retífica de motores

Conarem destaca o movimento do mercado de retíficas e ações para o desenvolvimento do setor
Agronegócio e segmento industrial impulsionam setor retífica de motores

O CONAREM, Conselho Nacional de Retíficas de Motores, fecha 2021 com uma mensagem positiva para o mercado.  Segundo a entidade, a safra de grãos estimada em 300 milhões de toneladas, a falta de componentes eletrônicos para as montadoras e a alta do segmento industrial de autopeças, sobretudo no mercado de pesados influenciaram positivamente a reparação veicular e a retificação de motores.

Ao longo de 2021, o CONAREM esteve presente nas principais atividades setoriais, contribuindo com informações para os projetos de base do segmento da reposição de peças, como a criação do Catálogo Digital de Peças, iniciativa que envolve indústrias, varejistas e reparação veicular com o propósito de criar uma base contendo a raiz de cada veículo e a identificação dos seus componentes com base no projeto regional.

A entidade ainda manteve o compromisso e esforços para a profissionalização e atendimento técnico de seus associados. Durante o ano, deu continuidade à formação do seu acervo com a inclusão semanal de novos motores na base de dados, como a da AERA-USA e a da Mitchell, que contém informações técnicas dos veículos da linha leve norte-americanos, europeus e orientais. ” Temos plena consciência que a qualidade do serviço prestado está diretamente ligada ao nível de informação técnica que a equipe que possui”, conta José Arnaldo Laguna, presidente da entidade.

Com a ajuda do SEBRAE e SENAC, o CONAREM promoveu cursos online de gestão e marketing para associados em todo o País. A entidade também firmou uma aliança com o Senai SP para que profissionais com experiência em usinagem estudem o ambiente das retíficas com o objetivo de oferecer aos associados uma programação de melhorias.

Apesar da pandemia, os treinamentos não foram suspensos. O CONAREM e seus parceiros cumpriram durante 2021 toda a agenda de cursos, mas no formato virtual, permitindo levar informação a retificadores em todo o País.

“Ficamos felizes quando citam que o CONAREM é uma associação de resultados. Isso espelha a realidade da nossa entidade. Ela investe em programas que dão suporte à gestão, à produção, ao desenvolvimento de consultorias e treinamentos para melhorar a qualidade e produtividade das retíficas. Além disso, está sempre próxima dos fornecedores para construir programas que gerem diferenciais para os associados. Cumprimos a nossa missão de representar e defender as retíficas de motores”,declara Laguna.

Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Mais informações
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO