Se você faz parte do público que ficou órfão do Salão do Automóvel de São Paulo, saiba que há esperança de matar a saudade: a Anfavea, associação que representa as fabricantes de veículos, anunciou que trabalha em um evento para substituir a clássica mostra automotiva. A iniciativa, por enquanto batizada de Congresso Internacional do Setor Automotivo, deve acontecer no segundo semestre de 2023, provavelmente entre outubro e novembro, mantendo o calendário tradicional do segmento.
O objetivo do evento é reunir, além de montadoras, fornecedores para apresentar ao público as apostas do segmento para veículos mais limpos, livres de carbono. Nesse escopo, o plano é evidenciar o papel essencial do etanol para o mercado nacional, inclusive em veículos eletrificados, como híbridos que combinem motor elétrico com propulsor flex.
“Ainda existem muitas dúvidas do governo, consumidores e de outros países sobre as soluções que temos no Brasil para descarbonizar a mobilidade. Temos peculiaridades que outros países do mundo não têm e precisamos mostrar à sociedade as tecnologias já disponíveis. Outro dia, me perguntaram por que não temos veículos híbridos no Brasil e respondi que a nossa indústria já produz a solução há muito tempo. Queremos fazer uma feira para destacar essas tecnologias”, contou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, em conversa com jornalistas na sexta-feira, 7.
Dessa forma, o evento deve, claro, agradar aos fãs de automóveis, mas também ter um papel institucional mais forte, ser vitrine para inovações locais, abrir diálogo com o governo e, até mesmo, novos mercados para a exportação de soluções brasileiras.
Nova proposta para o Salão do Automóvel envolve a RX
O evento deve ser organizado pela RX, antiga Reed Exhibitions, tradicional realizadora de feiras automotivas, como a Fenatran, salão de caminhões que acontece em novembro, e o Salão do Automóvel – marca que, inclusive, pertence à empresa. Fonte ligada à RX confirmou que a companhia vem discutindo a realização do Congresso Internacional do Setor Automotivo com a Anfavea.
Caso se confirme, a novidade preencherá o vazio deixado pela tradicional mostra, que teve sua última edição em 2018. Depois disso, as montadoras anunciaram que não participariam do Salão que teria acontecido em 2020 por causa dos altos custos envolvidos e, antes mesmo da pandemia, o evento foi cancelado.
Volta por cima após cancelamento do SPMXP
Depois da ruptura do Salão do Automóvel, no começo de 2022, uma nova proposta surgiu: Anfavea e RX anunciaram o São Paulo Motor Experience (SPMXP), um festival automotivo que aconteceria em agosto, no Autódromo de Interlagos. Em maio, no entanto, as organizações anunciaram que o evento seria protelado para 2023.
Uma das grandes justificativas foi a falta de semicondutores para produzir veículos. “O novo formato do São Paulo Motor Experience atende as novas demandas e expectativas do público, mas as nossas associadas, há mais de um ano enfrentando paradas de fábrica e complexos desafios logísticos, julgam mais adequado adiar temporariamente este grande evento”, justificou na época o presidente da Anfavea.
O adiamento, no entanto, pareceu mais um cancelamento, já que desde o anúncio de que seria postergado, não houve nenhuma movimentação pública acerca do SPMXP. Pelo jeito, o tempo serviu para uma nova revisão do formato.
A aposta agora é aproveitar a visibilidade que um grande evento garante para mostrar o etanol como um caminho viável para a descarbonização em paralelo com tecnologias de propulsão elétrica. “Queremos fugir dos modismos e criar uma realidade que faça sentido para o Brasil”, resume Leite, da Anfavea.
Fonte: Automotive Business