“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

ACSP projeta alta de 4,5% nas vendas do varejo em 2024 e desaceleração em 2025

17/01/2025

A expectativa de redução no ritmo das vendas para este ano é atribuída à elevação dos juros

A equipe de economistas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) projeta que as vendas do varejo restrito – que não incluem materiais de construção, automóveis e as do atacarejo – cresceram em torno de 4,5% em 2024.  

Os dados oficiais, apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), devem ser divulgados no início de fevereiro. Segundo eles, até novembro de 2024 o varejo restrito acumulava alta de 5% nas vendas do ano e de 4,6% em 12 meses, em linha com as projeções da ACSP.   

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, atribui o desempenho positivo do setor à elevação da renda, à resiliência do mercado de trabalho e às transferências de renda, além da maior concessão de crédito, fatores que tiveram influência na confiança do consumidor.

Segundo Ruiz de Gamboa, para 2025 a expectativa da ACSP é de uma desaceleração no crescimento das vendas. “Esse cenário é atribuído à elevação dos juros, que embora não tenha impacto imediato no consumo das famílias, tende a desacelerar a atividade econômica ao longo do tempo, reduzindo, consequentemente, a geração de renda e emprego”, diz o economista.

Fonte: Diário do Comérciio – Imagem: Paulo Pampolin/DC

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?