O consumidor brasileiro ficou mais otimista ao longo do mês de outubro, de acordo com o Índice Nacional de Confiança (INC), divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No mês passado, o indicador avançou 2,1% na comparação com setembro, alcançando 98 pontos. Foi a terceira alta mensal seguida.
Mesmo com a alta mensal, o INC ainda se encontra em nível considerado negativo. O indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que pontuações abaixo de 100 revelam uma percepção ruim do consumidor em relação à economia e às finanças pessoais.
Na comparação com outubro de 2024, o INC recuou 4,8%. A sondagem foi realizada com uma amostra de 1.679 famílias, residentes em capitais e cidades do interior.
“O mercado de trabalho continua gerando aumentos de renda e emprego. Esse fator, unido ao novo consignado, ao pagamento dos precatórios e a outras transferências de renda governamentais, sustenta o ânimo e o consumo das famílias. Porém, o elevado grau de endividamento e os efeitos negativos das altas taxas de juros sobre a atividade econômica, que continuarão a ser sentidos, poderão levar a uma redução da confiança do consumidor ao longo dos próximos meses”, diz Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.
Regionalmente, houve aumento da confiança em todas as regiões em outubro, com destaque para o Centro-Oeste e o Norte, informa a ACSP. Entre as classes socioeconômicas, também foi registrada elevação generalizada, especialmente entre as famílias das classes AB e C.
Por gênero, a confiança melhorou tanto entre os entrevistados do sexo feminino quanto entre os do sexo masculino, com maior intensidade entre as mulheres.
A ACSP informa ainda que as expectativas do consumidor sobre renda e emprego apresentaram avanços significativos em relação ao mês anterior, “impulsionadas pelo aumento da segurança no emprego”. Também houve melhora na percepção sobre a situação financeira atual.
Quando o indicador da ACSP aponta melhora da confiança, a tendência é que aumentem as compras de bens de maior valor, como carro e casa, além de bens duráveis, como geladeira e fogão. A propensão do consumidor em investir também cresce.
Fonte: Diário do Comércio – Imagem: Freepik (https://dcomercio.com.br/publicacao/s/acsp-confianca-do-consumidor-cresce-em-outubro-terceira-alta-mensal-seguida)






















