
Os acidentes nas estradas brasileiras seguem provocando prejuízos bilionários e impactos diretos na vida de motoristas e passageiros: nos últimos dados divulgados em 2024, foram registrados 73.114 acidentes de trânsito nas rodovias do país, com um custo superior a R$ 16 bilhões e caminhões participaram de cerca de 20% desses sinistros, segundo o Painel CNT de Acidentes Rodoviários. Esse cenário expõe falhas na manutenção e no planejamento das operações de transporte de cargas, que afetam não só a segurança nas estradas, colocando pessoas em risco, mas também o orçamento de transportadoras e caminhoneiros.
“Quando um caminhão se envolve em um acidente, o prejuízo vai muito além do conserto do veículo. Há um impacto humano importante, que atinge diretamente o motorista e demais envolvidos, além de custos com paralisação da operação, atrasos nas entregas, aumento do consumo de combustível e até impacto na renda do motorista”, explica Marcus Manzano, Diretor Comercial da TruckPag, startup de meios de pagamento com soluções completas para frota pesada. Segundo o executivo, muitos desses problemas poderiam ser evitados com mais controle e previsibilidade sobre a saúde do veículo e os gastos da operação.
Na prática, a falta de manutenção preventiva e de acompanhamento constante do desempenho dos caminhões acaba transformando pequenos problemas em falhas graves. Pneus carecas, freios desgastados e revisões adiadas aumentam significativamente o risco de acidentes, além de elevar custos inesperados que desorganizam o caixa das transportadoras e dos caminhoneiros autônomos.
“Manter o caminhão rodando de forma segura exige planejamento. Isso significa proteger quem está ao volante todos os dias, além de cuidar da operação. Quando a empresa ou o motorista consegue acompanhar despesas, programar manutenções e evitar gastos emergenciais, o impacto no orçamento é muito menor e a operação se torna mais sustentável. A previsibilidade financeira é tão importante quanto a segurança nas estradas”, diz Manzano.
Outro ponto crítico é que acidentes e quebras frequentes comprometem o patrimônio e a capacidade de geração de renda no longo prazo. Para o motorista, um caminhão parado representa incerteza e perda de estabilidade, já que um veículo fora de operação por dias ou semanas gera perda direta de faturamento, além de custos indiretos com multas, reboque e contratação de serviços emergenciais, que pesam ainda mais em um setor já pressionado por margens apertadas.
“Quando falamos em transporte de cargas, planejamento e gestão não são apenas questões administrativas, mas fatores que influenciam diretamente a segurança das pessoas envolvidas na operação e a saúde financeira de toda a cadeia logística. Investir em organização, controle e manutenção é uma forma de reduzir riscos, preservar o patrimônio e garantir que o caminhão continue gerando renda de forma eficiente”, conclui o Diretor Comercial.
Sobre a TruckPag
A TruckPag é uma empresa de tecnologia criada para resolver os principais desafios financeiros e operacionais do setor de transporte de frotas pesadas. A companhia oferece um ecossistema integrado para transportadoras, que reúne cartão de abastecimento, gestão de manutenções, pagamento automático de pedágios e controle financeiro da operação, tudo conectado a uma plataforma própria. Com foco em dar mais controle, previsibilidade e visibilidade ao gestor de frota, a TruckPag transforma dados do dia a dia da operação em informações claras para tomada de decisão. Fundada em 2019, a empresa é liderada por Kassio Seefeld. Saiba mais no site!


































