“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Abril registra primeira queda de vendas de veículos desde o fim da pandemia

Análise de vendas da consultoria Bright Consulting registra aumento de vendas na variação mensal e queda em relação ao ano passado

05/05/2025

O mercado automotivo fechou o mês de abril de 2025 com 196.454 veículos emplacados, um avanço de 7% em relação a março (183.650 unidades), que teve o carnaval na sua primeira quinzena. Porém, ao compararmos com abril de 2024, houve recuo de 5,5%, influenciado pelo menor número de dias úteis (20 contra 22). Confira abaixo mais detalhes do mercado automotivo em abril:

A média diária de vendas foi positiva em relação a março, tanto em showroom quanto em venda direta. O showroom cresceu 7,4% frente a março, com 103.176 veículos vendidos, enquanto a venda direta aumentou 6,5%, totalizando 93.278 unidades.

Participação de Mercado por Montadora:

  • Entre as montadoras, Hyundai se destacou como a marca com maior ganho de participação no mês, saltando de 6,9% para 8,4% (+1,5 p.p.). Fiat também avançou, consolidando a liderança com 21,8% (+0,7 p.p.), seguida pela Toyota, que subiu para 8,3% (+0,3 p.p.).
  • Em contrapartida, marcas como Renault (-1,2 p.p.), Nissan (-1 p.p.) e GM (-0,5 p.p.) registraram retração em suas participações.
  • O ranking das cinco primeiras marcas em abril de 2025:
    • Fiat – 21,8%
    • Volkswagen – 16,4%
    • GM (Chevrolet) – 10,5%
    • Hyundai – 8,4%
    • Toyota – 8,3%

Vendas Diretas vs Varejo:

  • A venda direta manteve papel relevante, respondendo por 47,5% das transações — patamar praticamente estável frente a março (47,7%), mas acima dos 43,9% registrados em abril de 2024. Isso significa uma retração maior do showroom versus abril de 2024.

Participação Regional:

  • São Paulo segue absoluto como o principal mercado do país, com 26% das vendas. Em seguida aparecem Minas Gerais (21,9%), Paraná (6,7%) e Rio Grande do Sul (5%).

Eletrificados:

  • Ritmo segue forte e já representam quase 10% das vendas.
  • Os veículos eletrificados somaram 19.314 emplacamentos em abril de 2025, um crescimento de 9,7% em relação a março (17.599 unidades) e de expressivos 28,5% frente a abril de 2024 (15.027 unidades). Com isso, os eletrificados já respondem por 9,8% das vendas totais do mês.
  • Distribuição por Powertrain:
    • o BEV (100% elétricos): 4.869 unidades (25,2%)
    • o PHEV (híbridos plug-in): 7.394 unidades (38,3%)
    • o MHEV (híbridos leves): 4.804 unidades (24,9%)
    • o HEV(híbridos convencionais): 2.247 unidades (11,6%)
  • Modelos mais vendidos por categoria:
    • o BEV: BYD Dolphin Mini (2.177 unidades – 44,7%)
    • o PHEV: BYD Song Pro (2.257 unidades | 30,5%)
    • o MHEV: Fiat Fastback (2.447 unidades | 50,9%)
    • o HEV: Toyota Corolla Cross (951 unidades | 42,3%)

Marcas Chinesas mantêm trajetória de crescimento:

  • As marcas chinesas representaram 7,9% das vendas totais em abril de 2025, superando os 7,7% registrados em março e reforçando a tendência de consolidação no mercado nacional.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?