A pressão dos pneus pode pressionar também o bolso


Confira 6 dicas para economizar o combustível cuidando dos pneus
A pressão dos pneus pode pressionar também o bolso

Com os preços dos combustíveis subindo continuamente em todo o país, é cada vez mais importante prestar atenção à manutenção regular dos pneus do seu veículo. Além de ser uma importantíssima medida de segurança, manter a correta calibragem dos pneus impacta diretamente na economia de combustível, pois faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada. Ela também ajuda a prolongar a vida útil do pneu além de deixá-los menos susceptíveis a danos por impactos.

Uma pesquisa promovida pela Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, coletou dados de 14 mil pneus em 100 postos das cidades de São Paulo e Jundiaí. Desse total, 34% estavam com a pressão incorreta. Para se ter uma ideia do que essa deflação pode significar no bolso motorista, se a pressão dos pneus estiver apenas 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado pelo fabricante o consumo de combustível subirá 2%. Supondo que um veículo rode 30.000 km em um ano com calibragem abaixo da recomendada, o prejuízo para o motorista pode chegar a um tanque de 55 litros. É um tremendo desperdício.

“A pressão insuficiente impede que a banda de rodagem tenha um contato total com a pista, exigindo mais dos ombros do pneu. Nesse cenário, a distância de frenagem é maior, prejudicando inclusive o controle sobre a direção. Além disso, a baixa calibragem demandará que o motorista pise mais no acelerador para que o carro mantenha a mesma velocidade, o que aumenta o consumo de combustível”, explica Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus.

6 maneiras para cuidar dos pneus e economizar no combustível

  1. Monitore a pressão regularmente. Os pneus devem ser sempre calibrados quinzenalmente ainda frios, ou seja, veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida. A pressão de inflação aumenta (em climas quentes) ou diminui (em climas frios) ente 1 e 2 psi para cada 10 graus de oscilação de temperatura.
  2. Um pneu que durante a calibragem apresente com frequência uma pressão inferior aos demais pode estar furado, montado em uma roda amassada ou trincada ou com sua válvula apresentando vazamentos. Fique atento.
  3. Nunca infle demais os pneus. Dirigir com pneus inflados demais reduz a dirigibilidade.
  4. Não acelere demais. Busque manter sua velocidade constante sempre que possível
  5. Dirija de forma segura. Motoristas agressivos tendem a usar mais gasolina porque geralmente precisam desacelerar e acelerar repetidamente.
  6. Faça a manutenção do seu carro regularmente.

Confira no canal da Continental Pneus no Youtube outras dicas importantes para garantir uma direção segura e a prevenção de acidentes. Para acessá-los, visite https://goo.gl/kQsHRn

Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2020, a Continental gerou vendas de cerca de € 37,7 bilhões e atualmente emprega mais de 193.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 2021, a empresa comemorou seu 150º aniversário.

área de negócios de Pneus possui 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é uma das principais fabricantes de pneus com mais de 56.000 funcionários e registrou vendas preliminares de € 10,2 bilhões em 2020 nesta área de negócios. A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos de carros de passeio, veículos comerciais e especial, bem como para duas rodas. Através de contínuo investimento em pesquisa e desenvolvimento, a Continental contribui significativamente para a mobilidade segura, econômica e mais eficiente ecologicamente. O portfólio da unidade de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frota, bem como sistemas digitais de gerenciamento de pneus.

Informações
MLP Assessoria de Imprensa

Mário Pereira (MTB. 11.549) – Tel.: (11) 99125-5897 – mario@mlpcom.com.br
Karen Kornilovicz ( MTB. 25.744) – Tel.: (11) 99112-9463 – karen@mlpcom.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO