“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

A 30ª edição da Autopromotec por quem esteve na feira

Um dos destaques da feira é o fornecimento de informações técnicas e treinamentos, evidenciando essa necessidade de todos os elos da cadeia de reposição automotiva

02/07/2025

Por Karin Fuchs

Neste ano, a 30ª edição da Autopromotec, Feira Internacional de Equipamentos Automotivos e Produtos para o Aftermarket, completou 60 anos. Realizada no mês de maio, em Bolonha, na Itália, em 165.000 m², nos Pavilhões do Centro de Feiras “Fiera Di Bologna”, 1.692 empresas estiveram presentes, de 46 países, incluindo Itália, representando 61 marcas. A edição deste ano superou o recorde de público de 2019, com mais de 97 mil inscritos, 17% estrangeiros de 130 países, e uma média diária de 24.337 participantes, ao longo de quatro dias.

Ana Paula Cassorla, diretora de Marketing e Compras da Pacaembu Autopeças, e Alcides Arcebi Neto, diretor Comercial da Jahu Borrachas e Autopeças, participaram da feira e contaram como foi essa vivência. “Na área de produtos, não houve nenhuma inovação. Apenas atualização do portfólio. Já na área de serviços e conectividade, vi um crescimento acentuado. Muita oferta de equipamentos de diagnósticos e plataformas de informações técnicas (catálogos eletrônicos)”, relatou Neto. Pela 3ª vez ele participou desta feira.

Na sua segunda ida à Autopromotec, disse Ana Paula, “achei a feira maior do que a primeira vez que visitei, que foi há uns 8 anos. O que mais me chamou a atenção é que a feira é bem dedicada aos mercados de oficinas, pneus e autopeças. Ela reúne esses três nichos e como o espaço é grande e composto por vários prédios, eles acabam organizando de forma que esses segmentos ficam bem divididos na feira, o que facilita a visitação de acordo com o interesse de cada visitante. Notei também um grande número de visitantes. Todos os dias os pavilhões estavam bem cheios. O evento, de forma geral, é muito bem-organizado”, descreveu.

Autopromotec/Ana Paula Cassorla, diretora de Marketing e Compras da Pacaembu Autopeças, e Alcides Arcebi Neto, diretor Comercial da Jahu Borrachas e Autopeças – Foto: Divulgação

Grandiosidade

Questionados se podemos comparar a Autopromotec com a Automec, Ana Paula respondeu que apesar de serem do setor automotivo, são feiras muito diferentes. “Os expositores da Automec são em sua maioria fabricantes nacionais, internacionais com fábricas no Brasil e fabricantes estrangeiros que não possuem fábricas aqui no País, tem também muitos importadores e distribuidores. Por esse motivo recebe visitantes não apenas do Brasil, mas também de toda a América Latina. Já a Autopromotec, apesar de já ser um grande evento, maior que a Automec e que completou 60 anos em 2025, tem muitos expositores de empresas italianas e europeias na grande maioria. Além disso, a parte de pneus, recauchutagem, equipamentos para oficinas que trabalham com pneus é muito grande e tem expositores de vários países. Os visitantes da Autopromotec são em sua maioria europeus”, explicou.

E Neto foi enfático ao dizer que não há como comparar. “A Autopromotec é mais segmentada e maior que a Automec, considerando todos os pavilhões. A estrutura física é maior e bem definida, separada em setores, como, por exemplo, autopeças, pneus, lava rápido, ferramentas, equipamentos para oficinas, diagnósticos, treinamentos, acessórios, etc.”, afirmou.

Novidades

Neto comentou que como a Autopromotec abrange o mercado do aftermarket automotivo como um todo, ele viu muita coisa que não tinha na Automec. “É diferente. Mas, comparando apenas os expositores com o mesmo perfil, notamos que o foco na Autopromotec é mais comercial durante o dia, com muita preocupação no fornecedor de informações técnicas e treinamentos”, relatou. 

Ana Paula destacou a área de serviços e treinamentos. “Hoje em dia as novidades, novas tecnologias, são disponibilizadas meio que simultaneamente no mundo todo. Não vi muitas novidades em termos de produtos, mais na área de serviços, treinamentos. Em todos os elos da cadeia podemos ver que as empresas, da indústria ao aplicador, estão mais preocupadas em oferecer serviços, treinamentos além dos produtos”, afirmou.

Para finalizar, Ana Paula disse que “sempre é válida a oportunidade de visitar feiras internacionais. Além de reuniões interessantes com fabricantes, a troca de experiências e as conexões que fazemos são muito importantes”. E Neto, “é sempre produtivo participar e ver como o mercado trabalha em cada região.  Acho que o ponto de atenção principal para nós, que a Autopromotec mostrou, foi a necessidade que o mercado tem em receber e fornecer informações técnicas, de maneira fácil e rápida para todos os elos da cadeia da reposição automotiva”, concluiu.

Fonte: Balcão Automotivo

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?