Por Vitor Matsubara
O Citroën Basalt ganhou motor 1.0 em outubro. A novidade está disponível apenas na versão Feel e veio para incrementar as vendas do SUV cupê.
Automotive Business esteve com o modelo por uma semana e lista 7 fatos sobre o Citroën Basalt Feel 1.0.
SUV mais barato do país
O Basalt Feel 1.0 é o SUV mais acessível do mercado brasileiro. A versão está à venda por R$ 93.990, mas pode ser encontrada por menos na rede de concessionárias.
Design polêmico, mas proporcional

O design é um ponto controverso do Citroën Basalt 1.0: há quem goste e quem odeie. Independente da opinião, fato é que as linhas são mais harmoniosas e proporcionais do que vários outros SUVs cupês.
Basalt Feel 1.0 usa motor de origem Fiat

A motorização é a mesma empregada pela Stellantis nos modelos de entrada de suas marcas. Trata-se do 1.0 Firefly de três cilindros em linha que equipa os Fiat Argo e Mobi, Citroën C3 e Peugeot 208. Entrega até 75 cv e 10,5 kgfm se houver etanol no tanque. Com gasolina, os números caem para 71 cv e 10 kgfm, respectivamente.
Desempenho não é forte do Basalt 1.0, mas consumo sim

O Basalt 1.0 não é ágil, mas é econômico. As médias aferidas pelo Inmetro indicam 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. Os números vão para 13 km/l no perímetro urbano e 14,6 km/l no percurso rodoviário com gasolina.
Acabamento é simples
O Basalt compartilha várias características de projeto com o C3 hatch. Uma delas é o acabamento bastante simples com uso de plástico duro por quase todos os lados. Se serve de consolo, algumas partes do painel adotam plástico texturizado.
Versão de entrada é bem equipada

O Basalt Feel 1.0 pode ser a versão de entrada, mas é bem equipada. Sai de fábrica com 4 airbags, banco do motorista com regulagem de altura, central multimídia com tela de 10 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios, câmera de ré, espelhos retrovisores com regulagens elétricas, rodas de liga leve e volante com regulagem em altura. Tem até painel digital com tela de sete polegadas.
Espaço interno de sobra

O Basalt tem muito espaço interno para ocupantes e bagagens. Quem viaja no banco de trás vai folgado graças à boa distância entre-eixos de 2,64 m. O porta-malas acomoda 490 litros e quase iguala os sedãs recordistas, como o Fiat Cronos e seus 525 litros.
Fonte: Automotive Business