“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

7 fatos sobre o Citroën Basalt Feel 1.0

SUV cupê é o modelo mais barato da categoria no Brasil

07/07/2025

Versão de entrada do Basalt 1.0 usa motorização Fiat (foto: Vitor Matsubara/AB)

Por Vitor Matsubara

O Citroën Basalt ganhou motor 1.0 em outubro. A novidade está disponível apenas na versão Feel e veio para incrementar as vendas do SUV cupê.

Automotive Business esteve com o modelo por uma semana e lista 7 fatos sobre o Citroën Basalt Feel 1.0.

SUV mais barato do país

O Basalt Feel 1.0 é o SUV mais acessível do mercado brasileiro. A versão está à venda por R$ 93.990, mas pode ser encontrada por menos na rede de concessionárias.

Design polêmico, mas proporcional

Citroën Basalt
Linhas do Basalt são mais harmoniosas do que outros SUVs

O design é um ponto controverso do Citroën Basalt 1.0: há quem goste e quem odeie. Independente da opinião, fato é que as linhas são mais harmoniosas e proporcionais do que vários outros SUVs cupês.

Basalt Feel 1.0 usa motor de origem Fiat

Citroën Basalt 1.0
Motor 1.0 Firefly é o mesmo dos Fiat Mobi e Argo

A motorização é a mesma empregada pela Stellantis nos modelos de entrada de suas marcas. Trata-se do 1.0 Firefly de três cilindros em linha que equipa os Fiat Argo e Mobi, Citroën C3 e Peugeot 208. Entrega até 75 cv e 10,5 kgfm se houver etanol no tanque. Com gasolina, os números caem para 71 cv e 10 kgfm, respectivamente.

Desempenho não é forte do Basalt 1.0, mas consumo sim

Citroën Basalt
Versão Feel também é vendida com motor 1.0 turbo

O Basalt 1.0 não é ágil, mas é econômico. As médias aferidas pelo Inmetro indicam 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. Os números vão para 13 km/l no perímetro urbano e 14,6 km/l no percurso rodoviário com gasolina.

Acabamento é simples

O Basalt compartilha várias características de projeto com o C3 hatch. Uma delas é o acabamento bastante simples com uso de plástico duro por quase todos os lados. Se serve de consolo, algumas partes do painel adotam plástico texturizado.

Versão de entrada é bem equipada

Interior do Basalt Feel
Interior abusa do plástico, mas é bem equipado

O Basalt Feel 1.0 pode ser a versão de entrada, mas é bem equipada. Sai de fábrica com 4 airbags, banco do motorista com regulagem de altura, central multimídia com tela de 10 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios, câmera de ré, espelhos retrovisores com regulagens elétricas, rodas de liga leve e volante com regulagem em altura. Tem até painel digital com tela de sete polegadas.

Espaço interno de sobra

Porta-malas do Citroën Basalt
Porta-malas tem quase 500 litros

O Basalt tem muito espaço interno para ocupantes e bagagens. Quem viaja no banco de trás vai folgado graças à boa distância entre-eixos de 2,64 m. O porta-malas acomoda 490 litros e quase iguala os sedãs recordistas, como o Fiat Cronos e seus 525 litros.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?