“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Andap celebra 55 anos de história em defesa de distribuidores e fabricantes

Entidade reforça sua atuação na defesa e representação de distribuidores de autopeças no Brasil

26/10/2026

A Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças) comemora 55 anos de história em 26 de outubro, atuando tanto na representação quanto na defesa dos maiores distribuidores e fabricantes de autopeças do Brasil. Criada em 1971, em São Paulo, nas dependências da empresa Sama Autopeças e Pneus, do grupo Comolatti, a entidade inicialmente adotou o nome Ancap, substituindo sua nomenclatura posteriormente.

A Andap (então Ancap) surgiu com o objetivo inicial de proteger o mercado nacional da comercialização de produtos a preços abaixo do custo. Tinha também o propósito de defender o setor brasileiro da ameaça que vinha da Europa, e que promovia a entrada e o domínio das montadoras de veículos automotores neste mercado.

O primeiro presidente da Andap foi Gustav Willi Borghoff, entre 1971 e 1980,responsável por implementar a chamada comercialização em cascata, conhecida atualmente como cadeia produtiva ou cadeia de valor da reposição automotiva. Apartir desse modelo é que ocorre o envolvimento da indústria, do distribuidor, do varejo e da reparação de veículos.    

Waldir Siedschlag assumiu a presidência da Andap em 1980, permanecendo até 1995. Durante seu mandato, a entidade passou a promover missões para outros países com o objetivo de proporcionar aos associados uma visão mais próxima sobre o setor automotivo de outros mercados.

Jaime Barrela Ozi assumiu a presidência da entidade entre 1995 e 1999. Foi durante seu mandato, em 1996, que houve a mudança de nomenclatura da entidade, de Ancap para Andap. Pedro Molina presidiu a Andap entre 1999 e 2003, sendo sucedido por Frederico dos Ramos (2003 a 2010) e Renato Agostinho Giannini (2010 a 2018).

Em 2018, tomou posse o atual presidente da Andap, Rodrigo Francisco Araújo Carneiro. Em seu mandato, a Andap realizou a primeira edição do Workshop Brazil Aftermarket, em Frankfurt (Alemanha), com o apoio das entidades representativas do setor. O evento ocorreu em setembro de 2018 e contou com a presença de altos executivos do mercado automotivo.

Nos últimos anos, a Andap apoiou seus associados em temas e contextos completamente novos. Nesse momento, o setor aborda assuntos como eletrificação, veículos conectados, inteligência artificial, digitalização, transformação tributária e relacionamento entre fabricantes, distribuidores, varejistas, oficinas e consumidores em novos parâmetros.

A Andap tem atuado fortemente, por exemplo, na defesa do Direito de Reparar, um movimento global que garante aos proprietários e a assistências técnicas independentes o acesso a peças de reposição, manuais, ferramentas e softwares de diagnóstico para consertar os veículos. Trata-se de um movimento que, entre outros objetivos, busca garantir a autonomia dos proprietários e fortalecer a distribuição independente.

Além disso, a Andap trabalha na formação de novas lideranças para o setor, através do programa New Generation. A iniciativa busca fomentar a sucessão empresarial e a capacitação de uma nova geração de líderes para atuarem em um aftermarket cada vez mais inovador e complexo.

Em um cenário de desafios cada vez mais complexos, uma das prioridades da atual gestão da Andap é investir em processos e produtos inovadores, sempre de olho nas demandas atuais dos consumidores.

Aos 55 anos de história, a Andap segue atenta aos desafios que envolvem os distribuidores de autopeças do Brasil. A partir de suas iniciativas, inclusive com exemplos de mercados de outros países, a entidade mantém-se no apoio e suporte a todos os seus associados para gerar resultados positivos e duradouros.

Fonte: Revista Mercado Automotivo

Informes