O envelhecimento da frota brasileira de veículos está criando um cenário desafiador para o mercado de reposições. Segundo dados do Anuário da Indústria da Reparação de Veículos do Brasil 2025/2026, publicado pelo Sindirepa Brasil, a frota circulante nacional supera 68 milhões de veículos, entre automóveis, utilitários, caminhões, ônibus e motocicletas.
Ainda de acordo com o levantamento, os veículos leves circulam com idade média de 12 anos; veículos pesados chegam a 13 anos; ônibus, a 17 anos. Uma frota mais velha significa maior frequência de manutenção, substituição mais recorrente de peças de desgaste como fluidos, filtros, freios, suspensão e mais demanda por fornecedores confiáveis.
É nesse contexto que a fragmentação do fornecimento se torna um gargalo real: oficinas mecânicas, funilarias, revendas e autopeças precisam recorrer a múltiplos fornecedores para atender um único cliente, processo que consome tempo, eleva o custo operacional e aumenta o risco de inconsistência na qualidade dos produtos.
Segundo Flavio Cezario, vice-presidente do Grupo Autoglass e Head da Autoglass, a gestão de estoque é uma das questões mais estratégicas do setor e suas consequências são invisíveis para o consumidor até o momento em que ele precisa de uma peça e não encontra. “O resultado é um ciclo que se autoperpetua, a peça pouco comum não é estocada porque tem baixa rotatividade. Por não estar disponível, o consumidor desiste ou espera semanas, o lojista interpreta o baixo volume de vendas como prova de que não vale manter em estoque. A demanda existe, mas fica represada”, afirma.
E, justamente para apoiar o mercado, a empresa está fortalecendo seus canais de atendimento, por meio da Autoglass TEM. Todos os produtos estão disponíveis exclusivamente pelo Portal do Cliente, plataforma B2B própria da Autoglass que centraliza pedidos, catálogo e relacionamento comercial.
O acesso digital facilita a experiência do profissional e reforça a proposta de conveniência e agilidade. “Durante anos, consolidamos uma posição de liderança no mercado de vidros automotivos. E essa força de marca cria uma oportunidade única: ampliar a percepção sobre o que a Autoglass é capaz de entregar. Com um portfólio completo de linha de colisão, estamos prontos para atender os clientes que já confiam em nossa qualidade e já têm o hábito de nos procurar no momento de necessidade”, esclarece Flavio.
Com o maior estoque físico de vidros e peças automotivas da América Latina, a operação da Autoglass gira em torno de um estoque inteligente. “Nós analisamos dados de demanda histórica, perfil de frota regional e probabilidade de falha por modelo e ano do veículo para garantir disponibilidade de peças além das de alta rotatividade”, declara Flavio.
O portfólio ampliado reúne, em um único canal de fornecimento, categorias que antes exigiam múltiplas negociações:
• Faróis e lanternas;
• Para-choques e componentes plásticos;
• Retrovisores;
• Linha térmica;
• Lataria;
• Acessórios e ferramentas
Sobre a Autoglass
A Autoglass é líder no segmento de peças de primeira colisão na América Latina, com presença em todo o território nacional. Com décadas de atuação no mercado, a empresa atende oficinas, funilarias, seguradoras e frotas com um portfólio reconhecido pela qualidade e pelo atendimento. O lançamento do Autoglass TEM marca o início de uma nova fase estratégica da companhia, consolidando a empresa como um parceiro estratégico para o setor automotivo.

























