“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Líder há cinco anos, Fiat Strada larga muito à frente em 2026

Picape compacta vendeu o dobro do segundo colocado VW T-Cross em janeiro

02/02/2026

Por George Guimarães

AStrada começou 2026 “cantando pneu” nas vendas. O modelo da Fiat teve 10,5 mil unidades emplacadas em janeiro, nada menos que o dobro da frota de 5,7 mil alcançada pelo Volkswagen T-Cross, o segundo veículo mais negociado, informa a consultoria K.Lume.

A comparação com os emplacamentos registrados em igual mês do ano passado ilustra bem a “aceleração” dos negócios com a picape, veículo mais vendido no País nos últimos cinco anos. Há exatamente um ano, a Fiat comemorava também a liderança no mês, mas com menos de 8,8 mil unidades entregues aos clientes finais.

Enquanto os emplacamentos da Strada cresceram de cerca de 20%, os do T-Cross, também segundo colocado em janeiro de 2025, recuaram pouco mais de 1%.

A Volkswagen, porém, leva vantagem sobre a Fiat no número de representantes entre os 10 veículos mais vendidos no mês passado. A marca alemã tem três modelos frente dois da Fiat.

Na terceira posição, apenas quatro dezenas de emplacamentos a menos do que o T-Cross, aparece o Polo e na quinta, o novato Tera. Entre eles, esteve exatamente o outro modelo da Fiat, o Argo.

Dentre os dez primeiros também, estão nada menos do que cinco utilitários esportivos. A consultoria Bright destaca que a onda do segmento segue curva acima. Em janeiro, os SUVs  responderam por 40,3% dos licenciamentos, 3,9 pontos porcentuais  a mais do que em igual mês de 2025.

É o mesmo movimento verificado quando se analisa as vendas de veículos eletrificados. As cerca de 26,4 mil unidades emplacadas no mês passado — 16,3% do total — superaram em mais de 60% o resultado de janeiro de 2025 e reforçam a tendência de novos saltos, com a forte ascensão dos híbridos.

LEIA MAIS

Vendas de eletrificados avançam 61% em 2025

Modelos híbridos plug-in, por exemplo, somaram 7,5 mil licenciamentosm e plenos, 7 mil. Já os leves foram mais de 3,3 mil no mês.

Os carros e utilitários movidos integralmente a eletricidade lideraram entre os produtos de novas energias, com 8,5 mil licenciamentos. O BYD Dolphin Mini acumulou pouco mais de 2,8 mil unidades e é o elétrico mais vendido do Brasil em 2026, replicando a sua trajetória de 2025.

Fonte: AutoIndústria

Informes