Por Bruno de Oliveira
A BMW registrou em 2025 o maior volume de vendas da sua história no país, trajetória que começou em 1995 como importadora de veículos, e que depois se adensou com a instalação da fábrica de Araquari (SC), em 2014.
Na quinta-feira, 22, a empresa informou que foram licenciados no mercado doméstico um total de 18.456 veículos, dentre modelos BMW e Mini. O volume superou em 4% o registrado em 2024.
Desse total, 16.865 unidades corresponderam apenas aos modelos BMW, um volume 4% maior do que aquele visto há dois anos. As vendas de modelos Mini, por sua vez, cresceram 3,4%, somando 1.591 unidades.
De acordo com a CEO Maru Escobedo, o bom desempenho comercial não anima tanto a companhia a ponto de pensar em voos maiores, como por exemplo, aumentar a gama de modelos Made in Brazil para além da atual.
O que de alguma forma é natural, considerando que há dois anos a companhia anunciou a produção local do SUV X5 na versão híbrida plug-in (PHEV).
No ano passado foram vendidas 1.267 unidades do modelo produzido em Santa Catarina, volume que representou alta de 62% sobre o volume vendido em 2024.
A gama total de veículos do grupo, no entanto, vai sim aumentar a partir do primeiro trimestre. Será neste período que a BMW vai começar a vender no país o hatch esportivo M135.
Ciclo atual de investimento da BMW vai até 2028
A montagem do SUV híbrido plug-in faz parte do pacote de investimentos de R$ 1,1 bilhão da montadora no país, revelado em outubro de 2024. O ciclo de aportes vai até 2028 e prevê novos produtos e tecnologias desenvolvidos pela engenharia local da montadora.
Segundo a CEO, o X5 PHEV deverá ser a única novidade nas linhas de produção de Araquari durante esse ciclo de investimento atual. Estão no horizonte, contudo, a importação de modelos da Alemanha, como os carros da linha Neue Klasse.
A capacidade de produção de Araquari é para 30 mil carros/ano em três turnos de operação. No ano passado, saíram das linhas da unidade 11 mil veículos.
Hoje, além do X5 híbrido plug-in, são feitos na planta brasileira da BMW os SUVs X1, X3 e X4, além do sedã Série 3.
Fonte: Automotive Business


































